Técnicos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc do Departamento Regional de Caçador realizaram, no dia 23 de fevereiro de 2021, uma fiscalização volante na Rodovia SC 451, em frente ao portão do Parque de Exposições Onélio Menta, no município de Caçador. A operação contou com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, com as participações do Sargento Kindermann e do Soldado Borille.
O controle do trânsito do sistema de defesa agropecuária da Cidasc é executado por 63 Postos de Fiscalização fixos nas divisas com os estados do Paraná e Rio Grande do Sul e na fronteira com a Argentina. Além disso, é reforçado com barreiras volantes em todo o território catarinense.
De acordo com o médico veterinário Ubirajara Capri Muliterno a escolha do local onde foi realizada a ação ocorreu em virtude de apresentar um trânsito intenso de produtos agropecuários para abastecer os municípios da região, principalmente Caçador, Videira e Fraiburgo. E também por apresentar ampla área segura para o estacionamento dos veículos inspecionados e fiscalizados. “Esta atividade foi desenvolvida com o intuito de prevenção e vigilância sanitária animal e vegetal. Estas barreiras são fundamentais para o controle do trânsito animal e vegetal. São os médicos veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e agentes operacionais que fazem as fiscalizações do trânsito agropecuário para evitar que animais, vegetais, seus produtos e subprodutos sem origem ou com problemas adentrem o Estado, transitem e sejam comercializados, colocando em risco a sanidade agropecuária catarinense”.
“Todo esse trabalho é realizado procedendo-se a inspeção e fiscalização das cargas, somado à verificação dos documentos legais necessários para o trânsito das mesmas. É um trabalho minucioso e extremamente importante para o setor”, complementa Ubirajara.
O engenheiro agrônomo Sergio Omar de Oliveira explica que complementarmente à fiscalização, os profissionais envolvidos proporcionaram momentos de educação sanitária, com o fornecimento de orientações seguras aos motoristas. “Trata-se de uma atividade de grande relevância, porque o motorista bem orientado está preparado para não incidir em infração e, consequentemente, auxilia na preservação do patrimônio agrícola de Santa Catarina, tanto na área animal, quanto na vegetal. O trabalho de fiscalização da CIDASC aufere ganhos para a cadeia produtiva de alimentos, beneficiando toda a sociedade e o consumidor catarinense em particular”.
Fiscalização Volante
As fiscalizações volantes são aquelas realizadas em regiões estratégicas dos municípios catarinenses, para intensificar as políticas de defesa sanitária, vegetal e inspeção de produtos de origem animal. As ações realizadas pelas equipes têm o objetivo de coibir o trânsito irregular de animais, vegetais, seus produtos e subprodutos, agrotóxicos, sementes e mudas, uma vez que existem regras e normas sanitárias que devem ser cumpridas, para que o transporte ocorra com a devida segurança. Esta importante ação reprime a difusão de doenças e pragas, evitando prejuízos ao meio ambiente, à saúde dos animais, sanidade vegetal e à saúde pública.
O gestor de Defesa Agropecuária da Cidasc de Caçador, Luís Felipe Sperry Bratti, acompanhou a operação e destaca que estas ações de fiscalização ocorrem de forma rotineira durante todo o ano, e muitas vezes em parceria com outros órgãos do Estado. “Somos um Estado privilegiado por podermos contar com a colaboração das forças de segurança pública sempre que realizamos nossas ações volantes. É mais segurança para os nossos profissionais e para os motoristas que trafegam no local”, disse Luís Felipe.
Fonte: Departamento Regional de Caçador
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom