Estratégias para potencializar o desenvolvimento das agroindústrias catarinenses foi tema do encontro virtual realizado, na última quarta-feira (17), entre presidente da Cidasc, Plinio de Castro, o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca do Desenvolvimento Rural, deputado estadual Altair Silva, o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa em Santa Catarina, Túlio Tavares, o gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Deinp, Jader Nones, o médico veterinário Diego Torres Severo e 40 proprietários de agroindústrias de Santa Catarina. O encontro teve a finalidade de dialogar sobre os diferentes modelos de inspeção existentes no Estado e também debater as oportunidades para as agroindústrias catarinenses. Os representantes das empresas também tiveram a possibilidade de discutir e propor sugestões para questões tributárias, bem como para o aperfeiçoamento do modelo de inspeção realizado em Santa Catarina.

Para o presidente da Cidasc, esses encontros são de fundamental importância para que o setor público possa estar mais perto das agroindústrias e para que as políticas públicas cheguem ao seu público-alvo. “Precisamos estar mais próximos de onde efetivamente o agronegócio necessita do apoio e de estratégias para o desenvolvimento e crescimento econômico do estado, visando à geração de emprego e renda. A Cidasc dentro do seu planejamento de trabalho no Serviço de Inspeção Estadual tem um trabalho muito forte voltado ao setor produtivo, visando promover a saúde pública e auxiliar no desenvolvimento sustentável das empresas catarinenses. Assim, a demanda apresentada precisa ser resolvida”, destacou Plinio.

Jader Nones, gestor do Deinp, pontuou que o encontrou possibilitou demonstrar para os empresários e representantes públicos que o Serviço de Inspeção Estadual de Santa Catarina sempre esteve focado, com apoio dos profissionais da Cidasc que atuam no setor, para o desenvolvimento das agroindústrias e para a garantia de oferta de alimentos de origem animal seguros para o consumidor. Estratégias que levam em conta essas duas premissas serão sempre bem-vindas, sendo o Departamento um aliada do setor agropecuário. 

A legislação sanitária catarinense é estratégica para o estados, tendo como seu principal foco a segurança dos alimentos. Santa Catarina tem, por meio da Cidasc e com o apoio do Mapa, tem avançado para que mais empresas possam atingir o mercado nacional e internacional. A Cidasc é parceria no processo estratégico, que visa potencializar e legalizar o funcionamento das agroindústrias.

Produção catarinense

Santa Catarina é um grande produtor de alimentos, reconhecido internacionalmente pela qualidade e pela segurança da sua produção. Os frigoríficos e as indústrias da carne são responsáveis por 60 mil empregos diretos e 18 mil produtores integrados (suínos e aves). O agronegócio responde por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e por mais de 70% das exportações do estado no ano de 2020.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/