A beneficiadora de arroz Rampinelli Alimentos está prestes a obter a certificação para seus produtos na unidade de Forquilhinha, sul do Estado. Sob a orientação dos técnicos consultores da Cidasc Oílson Soares, Wladimir Marcon e Rômulo Bitencourt, a empresa estabeleceu procedimentos para aprimorar a produção, seguindo as boas práticas no processamento de alimentos.
O gestor técnico da Rampinelli Claudiomir Scarsi ressalta a importância de buscar a certificação de uma entidade pública, que tem na sua missão a busca pela segurança dos produtos destinados à alimentação: “a marca Cidasc foi bem aceita pela direção da empresa, e a consultoria técnica foi fundamental para alinhamento de nossos procedimentos de gestão da segurança dos alimentos”.
Falta pouco para que a Rampinelli obtenha o Selo de Conformidade Cidasc. Ela já redesenhou seu procedimento de rastreamento de alimentos, desenvolveu um forte programa de análise e incorporou novos documentos ao seu portfólio de controle. “De fato, a Equipe de Segurança dos Alimentos – ESA – da Rampinelli assumiu com muita responsabilidade e vontade o Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos implantado pelos técnicos consultores da CIDASC e faltam somente três etapas antes da auditoria de implantação”, conta Wladimir Marcon, especialista em segurança de alimentos e um dos profissionais da Cidasc que estão atendendo a empresa.
Na fase atual, a indústria está finalizando a rotina de registro de Procedimentos Operacionais, e para tanto executa também nova rotina de treinamento de manipuladores. Neste caso conta com três profissionais: um gestor técnico, um técnico em segurança do trabalho e um responsável direto pelas boas práticas de fabricação de alimentos, Tiago Dondossola. Este afirma a importância dos registros de operações para entender os comportamentos dos manipuladores, a eficácia dos programas, dentre eles o controle integrado de pragas, a busca pela redução do desperdício e as possibilidades de investigação e solução de problemas dentro da empresa em seu processo produtivo.
Quando este trabalho for concluído, Santa Catarina vai incorporar mais uma empresa com o Selo de Conformidade CIDASC, ação decisiva para fortalecer as marcas comerciais e elevar o padrão de qualidade e segurança dos alimentos. Consequentemente, o consumidor também é beneficiado ao ter maior clareza de que aquele produto é seguro e que sua saúde está preservada.
Empresa é destaque na região
Fundada em 1986, a Rampinelli Alimentos é uma fonte importante de receita para o município de Forquilhinhas e tem muitos pequenos agricultores entre os seus mais de mil fornecedores. No portfolio de produtos, estão o arroz parboilizado e polido, farinha de arroz, biscoitos feitos a partir deste grão e variedades especiais como o arroz arbório e o arroz carnarolli.
Em 2002, a empresa abriu sua primeira filial de armazenagem e secagem de arroz no Rio Grande do Sul. A expansão prosseguiu, com abertura de unidades também em Pernambuco e no Ceará.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/