O Frigorífico Rossi, registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE 1182) desde maio de 2020 iniciou, ainda no mesmo ano, as adequações necessárias para a adesão no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária (SISBI). O empreendimento, localizado no Distrito de Taquara Verde, no município de Caçador, conta com uma área total construída de 3428 metros quadrados. Destinada ao abate de bovinos, bubalinos e suínos em um terreno de 68.892 metros quadrados, permite no futuro a expansão da empresa.
A partir de um trabalho que aliou fiscalização da inspeção de rotina e auditorias, coordenado e executado pelo Serviço de Inspeção Estadual do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Caçador e com apoio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Deinp, o estabelecimento comprovou, na auditoria realizada no dia 06 de maio pelos médicos veterinários do Deinp Cláudio Machado Moreira e Flávio Vivan, o cumprimento das normas sanitárias, a implantação dos programas de autocontrole (Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Padrões De Higiene Operacional (PPHO)) e Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle (APPCC), pré requisitos necessários para o processo, recebendo assim parecer preliminar favorável a adesão ao SISBI/POA.
A médica veterinária coordenadora Regional do SIE do Departamento Regional de Caçador, Bianca Ximenes de Abreu, acompanhou todo o processo de crescimento do estabelecimento e destaca a satisfação de estar mais uma vez atestando o excelente padrão de controles realizados pelo frigorífico. “Mais uma vez o frigorífico mostrou que é capaz de ir longe. Desde o registro no SIE, tínhamos a certeza que a adesão ao SISBI/POA seria rápida. Foi um excelente trabalho realizado em equipe. Quando os envolvidos com o processo entendem a importância de ofertar produtos de origem animal com qualidade, identidade e inócuos ao consumo humano todos ganham. A partir do momento que o empreendimento recebe o Certificado de Adesão ao SISBI a empresa cresce em competitividade por abranger novos mercados consumidores”, enfatiza Bianca.
O gestor do Departamento Regional de Caçador, Luís Felipe Sperry Bratti explica que a adesão é voluntária por parte das empresas. “Apesar de estarmos avançando nos processos de adesão, queremos ampliar o número de agroindústrias certificadas em todo o estado de Santa Catarina. A adesão fortalece o sistema e beneficia toda a cadeia produtiva. A Cidasc vem cumprindo com suas atribuições para garantir que o processo de adesão de novos estabelecimentos continue avançando’’, assegura o gestor.
Sobre o SISBI/POA
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI/POA tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, visando garantir a inocuidade dos alimentos e a manutenção da saúde pública.
O Sistema possibilita a equivalência dos serviços de inspeção dos Estados, Municípios e de consórcios públicos intermunicipais com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Esta equivalência dos serviços de inspeção promove a saúde pública, o combate à clandestinidade, a segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, bem como contribui para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário catarinense.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/