Foto: Departamento Regional de Concórdia

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, através do Departamento Regional de Concórdia entregou, na última quinta-feira (27/05), o certificado de “Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose” ao produtor Everton Adriano Lutz e sua esposa, Ingrit Lillian Schuck Lutz.

A produção leiteira faz parte da história da família Lutz desde 1989, quando os pais do produtor Everton, senhor Renato Lutz e a senhora Judite Lutz, iniciaram a produção de leite e de suínos. A propriedade está localizada na localidade de Iracema, no interior do município de Arabutã. O documento, emitido e entregue pela Cidasc aos produtores que cumprirem a legislação federal, comprova a sanidade do rebanho e que o leite e os produtos derivados oriundos dessa propriedade certificada provém de animais sadios.

A propriedade da família Lutz foi acompanhada pela médica veterinária Vanessa Lucca Alano, da Unidade Veterinária Local de Arabutã, e pelo médico veterinário habilitado Ildemar Brayer Pereira (Terrinha) durante um ano e passou pelo processo de Certificação de Estabelecimentos de Criação Livres de Brucelose e Tuberculose. O certificado isenta o teste de diagnóstico para transportar os animais e participação em eventos agropecuários, enquanto durar sua validade.

Foto: Departamento Regional de Concórdia

De acordo com a médica veterinária Vanessa Lucca Alano, a atividade leiteira na propriedade envolve toda a família e vem passada de geração a geração. “Com o passar dos anos o produtor Everton Adriano Lutz e sua esposa Ingrit Lillian Schuck Lutz mostraram interesse pela bovinocultura de leite, isso foi a chave do negócio e tornou a produção de leite como atividade principal da propriedade. Hoje eles contam com o apoio do senhor Renato e da senhora Judite e dos filhos Carlos e Helena. O médico veterinário Terrinha presta assistência em reprodução e sanidade do rebanho da família Lutz, desde 2015”, explica Vanessa.

A propriedade rural da família Lutz, de 27 hectares, conta com um rebanho de 90 animais, 34 deles em lactação, em sistema de produção semi confinado com Free Stall, facilitando o manejo (segundo Free Stall de Arabutã). A atividade entrega aproximadamente 700 litros de leite por dia, e é vinculado à cooperativa Copérdia, destacando-se na excelente qualidade do produto entregue, fruto de conhecimentos adquiridos em cursos, palestras, reuniões e principalmente à assistência técnica especializada.

Foto: Departamento Regional de Concórdia

Segundo Ingrit Lillian Schuck Lutz, o sistema permite facilidade de manejo, favorecendo o bem-estar animal e aumento da produção leiteira por propiciar abrigo e conforto aos animais durante períodos do dia extremos de verão e inverno. Os animais têm acesso externo ao pasto durante o dia no inverno e durante a noite no verão mantendo o conforto térmico.

Ingrit conta que a motivação para a realização dos exames e a adesão ao processo de certificação ocorreu devido à necessidade de certeza de segurança sanitária do plantel, o qual, nos últimos anos, vem sendo melhorado geneticamente com investimentos em reprodução. “A propriedade está recebendo hoje o certificado de propriedade livre de tuberculose e brucelose, certificado nº 1925, e a família Lutz comemora mais uma conquista, fruto da visão empreendedora e de muito trabalho e amor à atividade”, celebra a produtora.

Mais informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação – Cidasc
Jaqueline Vanolli
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/