O frigorífico Bel Borrego, de Fraiburgo, foi aprovado para ingressar no SISBI, o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária. O trabalho de auditoria, conduzido pelos médicos veterinários da Cidasc Claudio Machado Moreira, Daiana Uliana e Flávio Vivan constatou que todos requisitos sanitários foram cumpridos.
A fiscalização é coordenada e executada pelo Serviço de Inspeção Estadual da Cidasc, ligado ao Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Nas auditorias, os médicos veterinários verificam se os pré-requisitos para aderir ao SISBI foram cumpridos: normas sanitárias, a implantação dos programas de autocontrole (Boas Práticas de Fabricação e Procedimentos Padrões De Higiene Operacional) e Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle.
O Frigorífico Bel Borrego, que já era registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), trabalhava desde janeiro deste ano para fazer as adequações necessárias para ingressão no SISBI. A adesão das empresas é voluntária e tem como principal vantagem ampliar o acesso ao mercado consumidor. Empresas registradas no sistema brasileiro podem comercializar seus produtos em todo território nacional.
O resultado da auditoria será encaminhado ao Deinp, que fará a análise documental e a homologação no sistema e-SISBI. Assim que homologada, a empresa poderá comercializar produtos para outras Unidades da Federação. A empresa está confiante de que isto representará novas oportunidades e impulso para a ovinocultura no meio oeste catarinense. O frigorífico, fundado em 2015, trabalha com abate de ovinos e caprinos selecionados pelos melhores criadores da região, fornecendo cortes de qualidade ao mercado consumidor.
Sobre o SISBI/POA
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI/POA tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, visando garantir a inocuidade dos alimentos e a manutenção da saúde pública.
O Sistema possibilita a equivalência dos serviços de inspeção dos Estados, Municípios e de consórcios públicos intermunicipais com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Esta equivalência dos serviços de inspeção promove a saúde pública, o combate à clandestinidade, a segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, bem como contribui para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário catarinense.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Denise De Rocchi
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/