
O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Lages entregou, na última sexta-feira, 18, o Certificado de Estabelecimento de Criação Livre de Brucelose e Tuberculose para o pecuarista Decio da Fonseca Ribeiro. A família tem histórico na criação de gado de leite. Na propriedade, os produtores criam 127 animais da raça Jersey, na localidade de Mangueirão, em Lages, região serrana do estado.
A solenidade de entrega do certificado foi realizada no Orion Parque Tecnológico. O documento, emitido e entregue pela Cidasc aos produtores que cumprirem a legislação federal, comprova a sanidade do rebanho e que o leite e os produtos derivados oriundos dessa propriedade certificada provém de animais sadios. O produtor recebeu o certificado das mãos do presidente da Cidasc, Plinio de Castro, do prefeito de Lages, Antônio Ceron, do secretário municipal da Agricultura e da Pesca, Thiago Cordeiro, do diretor de Desenvolvimento Institucional Marcos Roberto Pacheco e do gestor de Defesa Agropecuária do Departamento Regional da Cidasc de Lages, Yuri Jivago Ramos.
Segundo Decio da Fonseca Ribeiro, o certificado foi muito aguardado pela família. “É uma satisfação muito grande nós recebermos esta certificação aqui conferida pelo trabalho da Cidasc. Ter esta certificação é uma garantia para o produtor rural e para os consumidores de produtos lácteos, que podem ficar mais tranquilos, já que a propriedade é livre e tem sanidade. E nós tendo esta certificação nos facilita muito, porque estamos sintonizados com as exigências dos órgãos oficiais de defesa sanitária. Aqui eu quero agradecer, porque ao longo de 34 anos nós nos dedicamos à produção, nascemos lá na verdade no interior, moramos até os 11 anos no sítio, na fazenda, no meio rural, sempre cuidando do gado dos meus pais, da minha família. E com melhoramento genético chegamos no plantel que temos hoje, ele é referência em genética e em sanidade. Tendo hoje essa certificação poderemos comercializar todo o nosso plantel”, celebrou o produtor.
A propriedade do senhor Decio foi acompanhada pelos médicos veterinários da Cidasc Leopoldo Carlos Medeiros Neto e Cristina Perito Cardoso, da Unidade Veterinária Local de Lages, e pelo médico veterinário habilitado Thiago Henrique Cordeiro durante um ano e passou pelo processo de Certificação de Estabelecimentos de Criação Livres de Brucelose e Tuberculose. O certificado isenta o teste de diagnóstico para transportar os animais e participação em eventos agropecuários, enquanto durar sua validade. A prefeitura municipal de Lages, através da Secretaria de Agricultura e da Pesca, incentiva os produtores do município na busca pela certificação. Todos os exames são custeados pela prefeitura, custo zero para o produtor rural.
Santa Catarina segue empenhada na erradicação da brucelose e tuberculose bovina dos rebanhos do estado. Referência internacional no cuidado com a saúde animal, produtores rurais de todo o estado estão buscando a certificação de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose.

Plinio de Castro falou sobre a importância da certificação para Santa Catarina e como o estado se prepara para avançar na promoção da sanidade animal catarinense. “É uma alegria poder estar aqui. Viemos aqui cumprir nossa missão e pude perceber o entusiasmo do senhor Decio em sua fala e do orgulho de sua história na bovinocultura. A entrega do certificado é praticamente um gesto simbólico, mas ela tem uma representação muito grande para Santa Catarina, ela vem somar com a celebração dos 14 anos Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação e de 6 anos de Zona Livre de Peste Suína Clássica. A erradicação da tuberculose e brucelose em Santa Catarina também é uma meta do estado, atualmente somos o estado com a menor prevalência da doença no Brasil. Tenho certeza que com a parceria entre produtores rurais, iniciativa privada, Governo de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Agricultura e Cidasc fortaleceremos a cadeia produtiva e conquistaremos novos status para o agro catarinense”, afirmou o presidente.
A brucelose e a tuberculose são importantes zoonoses que acometem os rebanhos leiteiros não somente em Santa Catarina, mas em todo o mundo. Além de comprometerem a lactação e a reprodução bovina, tem a gravidade dessas enfermidades para a saúde pública.

O chefe do Executivo, Antônio Ceron, expressou a sua satisfação em entregar o certificado para o produtor. “Esta é uma homenagem muito merecida, em nome de todos aqueles que trabalham na melhoria da saúde do nosso rebanho especificamente neste caso de brucelose e tuberculose”, disse o prefeito.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Jaqueline Vanolli
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/
www.instagram.com/cidascoficial/