A partir desta sexta-feira, será permitido o transporte de carcaças de javali, desde que obedecidas uma série de exigências previstas na portaria nº 37/2021 da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Uma das principais é que seja coletada uma amostra de sangue de cada animal, entregue para a Cidasc para análise e monitoramento sanitário.
Na manhã desta quinta-feira, já havia agentes de manejo populacional procurando o Departamento Regional em Caçador para retirada do material para recolher as amostras. O primeiro foi Michel Júnior Kalichak, do município de Matos Costa. A companhia vai fornecer os insumos para esta tarefa e já disponibiliza no site o link para o Formulário de Colheita de Amostras, que deve ser preenchido pelos agentes de manejo antes da entrega do sangue coletado para a Cidasc.
Também nesta semana, na quarta-feira, houve reunião com a Polícia Militar Ambiental em Caçador para discutir detalhes da fiscalização do transporte das carcaças. A nova portaria determina como deve ser feito o transporte dos javalis abatidos e os policiais militares serão parceiros fundamentais para verificar o cumprimento das normas.
Apenas agentes cadastrados podem fazer o manejo populacional dos javalis. A Cidasc oferece, através da plataforma ENA Virtual, o curso de capacitação para agentes de manejo populacional e recomenda que os agentes repitam o curso, caso o tenham feito antes de 2021, devido às novas regras em vigor.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/