Foto: Divisão de Classificação de Produtos de Origem Vegetal / Cidasc

A Cidasc, através da Divisão de Classificação, acompanha a comercialização do tabaco catarinense junto às fumageiras. Em todas as safras os classificadores da Cidasc participam do processo de comercialização realizando o acompanhamento do processo e se necessário conferindo se a classificação indicada pelo comprador da empresa fumageira está correta seguindo a Instrução Normativa n º 10, de 13 de abril de 2007.

Segundo o último balanço lançado no dia 9 de julho, ao todo foram atendidos 9691 produtores, sendo eles dos municípios de Ituporanga, Canoinhas, Timbó, Araranguá, Pinhalzinho, Rio do Sul, Sombrio, Lontras, Papanduva, Pouso Redondo e  Morro da Fumaça.

A classificação dos produtos de origem vegetal facilita os procedimentos de comercialização dentro do país, diretamente, e indiretamente para a exportação. Conhecer profundamente a Instrução Normativa de cada produto vegetal é de fundamental importância. 

Foto: Divisão de Classificação de Produtos de Origem Vegetal / Cidasc

Produção

O Brasil é o segundo maior produtor de tabaco do mundo, perdendo apenas para a China. Sendo os 3 estados do sul os principais produtores.

Depois de cultivado, o produtor acompanha o processo de desenvolvimento das plantas até a colheita, que não necessariamente é feita de uma só vez. As folhas podem amadurecer em ritmos distintos, de acordo, por exemplo, com a exposição de cada uma à luz solar.

Após a colheita, as folhas passam pelo processo de cura, que pode ser feito de duas formas. O tabaco Virgínia, mais comum nas lavouras brasileiras, passa de quatro a cinco dias em uma estufa, com temperatura e umidade controladas. Os demais tipos  são mantidos em suspensão por cerca de 40 dias em galpões, expostos a condições naturais, até atingirem o ponto desejado.

A última etapa na propriedade é a classificação das folhas. Elas são divididas e agrupadas de acordo com a semelhança de características, observando a classe, posição da folha no pé. O valor de cada tipo será definido no processo de compra.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/