Foto: Departamento Regional de Chapecó

Reunião realizada na quarta-feira, dia 4 agosto, em Maravilha apresentou os princípios da inspeção de produtos de origem animal e a legislação pertinente.

O evento foi organizado pela Associação dos Municípios de Entre Rios e contou com a participação de Secretários de Agricultura, além de médicos veterinários, inspetores de prefeituras e representantes da Vigilância Sanitária.

A abordagem teve foco na importância da fiscalização de produtos de origem animal, no sentido de resguardar a saúde do consumidor, além de representar uma garantia para a segurança alimentar. Foi esclarecido sobre o comércio legalizado para o varejo (mercados e açougues) e também nas feiras livres.

Foto: Departamento Regional de Chapecó

Foi enfatizado que os produtos de origem animal somente poderão ser comercializados em feiras livres se forem provenientes de uma agroindústria, ou seja, produto inspecionado, e portanto, que tenham a rotulagem com o selo do serviço de inspeção oficial. A inspeção sanitária é obrigatória para produtos de origem animal, como leite, carne, mel, pescado, ovos e derivados destes produtos.

De acordo com o código de defesa do consumidor, qualquer produto deve seguir normas que garantam a saúde e não representem risco ao serem consumidos pelas pessoas. Ao comprar um alimento, é direito do consumidor receber um produto inspecionado e que não venha a trazer malefícios para sua saúde e da sua família.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/