Foto: Departamento Regional de Videira

O Governo de Santa Catarina, através da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, segue avançando para que os produtos com qualidade, segurança, fabricados em solo catarinense, cheguem à mesa dos consumidores em todo Brasil. Essa realidade já é possível para o Abatedouro Frigorífico Bel Borrego. Desde que Santa Catarina obteve o reconhecimento, conferido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Portaria nº 73, de 21 de maio de 2013, da equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), o estado conta com 62 estabelecimentos registrado nos SISBI.

Para a Cidasc, a inclusão de mais empresas ao SISBI traz ganhos além do aspecto sanitário. Há vantagens em termos de geração de emprego, renda e de qualidade de vida para as comunidades nas quais as empresas atuam. O consumidor também é beneficiado, tendo acesso a produtos alimentícios inócuos, genuinamente catarinenses.

Com atividade-fim de Frigorífico – Abate de Ovinos e Caprinos, o Frigorífico Bel Borrego foi registrado no Serviço de Inspeção Estadual – SIE em 2017, situado no município de Fraiburgo, tem capacidade para abater 800 animais/mês. A comercialização de seus produtos abastece toda a região e o litoral de Santa Catarina. Sua produção, com adesão ao SISBI, vai chegar ao mercado nacional rapidamente, mostrando que Santa Catarina produz com qualidade e segurança o alimento que chega até a mesa dos consumidores.

A solenidade de entrega contou com a participação do presidente da Cidasc, Plinio de Castro, os diretores de Desenvolvimento Institucional, Marcos Roberto Pacheco, e de Planejamento e Inovação, Júnior Kunz, o proprietário Rafael Benincá, familiares e funcionários. Também estiveram presentes o prefeito de Fraiburgo Wilson Ribeiro Cardoso Junior, o vice-prefeito Julio Jenovencio Ferreira dos Santos, o gestor de Defesa Agropecuária do Departamento Regional de Videira, Marcelo Grazziotin, o coordenador regional do Serviço de Inspeção Estadual Flávio Vivan, e o presidente da Associação das Agroindústrias de Santa Catarina Wolmir de Souza.

Foto: Departamento Regional de Videira

A presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, foi representada pelo gerente da estação experimental de Videira André Luiz Kulkamp de Souza e pelo gerente regional de Videira Jonathan Galhio.

O presidente da Cidasc Plinio de Castro disse que Santa Catarina tem potencial para crescer em carne de cordeiro. “Santa Catarina é o maior importador nacional de carne de cordeiro. Hoje é um dia muito feliz para nós como Governo de Santa Catarina. Entregar o registro no Sisbi para o Frigorífico Bel Borrego é uma satisfação e um sentimento de dever cumprido como estado. Estamos dando oportunidade para quem quer produzir com qualidade e ampliar seus negócios. Temos boas oportunidades de mercado fora de Santa Catarina para o segmento de carne e cada vez que conseguimos fomentar essa cadeia produtiva e levar o nosso diferencial para outros mercados é motivo de muita comemoração”, celebrou o presidente.

Sobre o Frigorífico

O Frigorífico Bel Borrego produz carne de cordeiro. As raças são selecionadas pelos melhores criadores da região e preparadas por especialistas qualificados, garantindo sabor e qualidade a sua mesa. O cordeiro é uma carne de sabor inconfundível e textura marcante. Seus preparos na cozinha são vários, ela pode ser assada, grelhada e até frita e, além disso, o gostinho dos pratos é surpreendente e agradável. A carne também pode ser temperada de muitas formas, com ervas, pimentas e vinhos, cada corte da carne de cordeiro tem seu segredo que, aos poucos, o brasileiro está descobrindo. A carne de cordeiro, além de saborosa e macia, possui características únicas e alto valor nutritivo. 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/