
Para sabermos se o mel é puro são necessários testes laboratoriais, comprovando a qualidade do produto, não existindo testes “caseiros” confiáveis que tragam esta informação.
Desta forma, a melhor maneira de garantir a compra de um mel puro é procurando o produto que apresente o Selo do Serviço de Inspeção em sua rotulagem, seja do o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), do Estadual (SIE) ou do Federal (SIF). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estabelece através de Normas os parâmetros físico-químicos do mel, onde um dos requisitos é a umidade, que não deve estar acima de 20%. Quando o mel é retirado das colmeias em períodos de chuvas ou antes de estar maduro (mel verde) ele poderá estar com a umidade elevada e poderá tornar-se impróprio para o consumo por causa de sua fermentação e até mesmo pela possibilidade da multiplicação de microorganismos. O mel também deve ser armazenado em locais protegidos do sol, pois o calor poderá acarretar alterações químicas no mel tornando-o impróprio.
Consumidor, evite a compra de produtos expostos ao sol nas estradas e procure sempre produtos que apresentem rótulos com o Selo do Serviço de Inspeção, número de registro e demais informações de rotulagem, desta maneira estará adquirindo um produto adequado ao consumo humano segundo as especificações legais e que pode ser consumido tranquilamente.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom