A certificação de propriedades rurais como livres de brucelose e tuberculose traz ganhos do ponto de vista sanitário e econômico para os produtores de leite, mas é de adesão voluntária. Além disso, o produtor precisa renovar a certificação, testando o rebanho anualmente, mas nem todos o fazem continuamente. 

A região do Alto Vale, após vários anos sem propriedades certificadas, voltou a tê-las. Destacamos duas delas, que recentemente receberam o certificado.

Pouso Redondo: 

O produtor Carlos Reif foi o primeiro a aderir à certificação no município de Pouso Redondo. O Gestor Regional de Rio do Sul, César Augusto Barbosa de Macedo, e a médica veterinária da Unidade Veterinária Local, Karyna Giacomini, entregaram o certificado.

O gestor parabenizou a família Reif pela decisão da certificação: “Isto demonstra que é feito um rígido controle da brucelose e tuberculose, gerando ganhos em saúde animal e propiciando ao consumidor produtos de baixo risco sanitário”, afirmou César Augusto Barbosa de Macedo. 

A condução do processo de certificação e a parte relativa aos exames dos animais foram de responsabilidade da médica veterinária habilitada Fernanda Maria Bortoli, sob supervisão da Cidasc. A entrega do certificado foi prestigiada pelo prefeito de Pouso Redondo, Oscar Gutz, o vice-prefeito, Rafael Neitzke Tambozi, o Secretário Municipal da Agricultura, Luiz Nelson Borghesan e o proprietário do Laticínio Scoz, Maikon Scoz. 

Laurentino

A segunda propriedade certificada na região de Alto Vale foi a do produtor Dionísio Conzatti, em Laurentino. O médico veterinário da Unidade Veterinária Local, Cícero Patzlaff, e o responsável regional pelo Programa de Controle e Erradiação da Brucelose e Tuberculose, Fabrício Dias Costa, entregaram o certificado ao produtor. 

Os profissionais da Cidasc parabenizaram toda a família pela conquista, e enfatizaram que esta certificação demonstra um cuidado especial com a saúde dos animais e produção de leite de alta qualidade sanitária. Estavam presentes na ocasião o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luiz Carlos Girardi, representando o  prefeito de Laurentino, Marcelo Rocha; o vereador e presidente do legislativo municipal, Gilberto Marçaneiro; o Supervisor Pedagógico do SENAR, Darci Aloísio Wollmann; a extensionista da Epagri, Danielle Girardi Heck; o médico veterinário da prefeitura de Laurentino, Jeferson França Simões e o médico veterinário responsável pelos exames do rebanho, Pablo Ramos.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom