Uma empresa de Biguaçu, marcada pelo pioneirismo, poderá expandir seus negócios para todo Brasil. Nesta terça, a JS Ferreira Alimentos recebeu o registro no Sistema Brasileiro de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Ela foi a primeira no segmento de embutidos a receber inscrição no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) nos anos 1990 e atualmente emprega 30 pessoas e fabrica 20 tipos de produtos cárneos.
“Nos orgulhamos de ser referência no Estado em segurança dos alimentos, de termos sido a primeira indústria de embutidos e defumados a obter o registro do SIE”, afirma João Augusto Ferreira, filho do fundador e hoje responsável pela administração do negócio. Com o registro, ele projeta novas conquistas, coroando uma trajetória de 35 anos.
Quando João Sérgio Ferreira, o pai, decidiu criar a própria empresa em 1986, após décadas trabalhando no açougue de uma rede supermercadista, o Brasil enfrentava um momento econômico adverso. Com persistência e foco na qualidade, foi possível expandir a base de clientes. O caráter familiar da empresa, porém, foi mantido, assim como a preocupação com a procedência da matéria prima.
A entrega do certificado do SISBI foi realizada na Estância Biguaçu, pelas mãos do presidente da Cidasc, Plinio de Castro, e do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, deputado Altair Silva. Completaram a mesa de autoridades o diretor do Departamento Estadual de Inspeção, Jader Nones; o prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva; e o presidente da Câmara Municipal de Biguaçu, Edinei Muller Coelho.
Plínio de Castro enfatizou o significado deste registro não apenas para a empresa, mas para toda a economia local. “Novas portas se abrem para o frigorífico Ferreira, que sai de um universo de 7 milhões de consumidores para um de mais de 200 milhões. O Estado de SC tem trabalhado nesta direção e o governador Carlos Moisés incentiva muito e nos recomenda dar celeridade aos processos e é assim que temos agido”, destacou o presidente da Cidasc.
A Cidasc já registrou mais de 500 agroindústrias que beneficiam produtos de origem animal no SIE e 71 no SISBI e pretende ampliar estes números. Para o secretário de Estado da Agricutura e da Pesca, Altair Silva, “ é importante ver a Cidasc não como uma empresa que fiscaliza, mas como uma empresa que habilita e gera oportunidades para Santa Catarina crescer com segurança”. Ele se referiu ao registro no SISBI como uma garantia para o consumidor de que aquela empresa implementa processos de alto padrão, que garantem a segurança dos alimentos.
O diretor do Departamento Estadual de Inspeção (Deinp), também presente no evento, destacou a importância deste serviço para a sociedade catarinense. Segundo Jader Nones, “os profissionais da Cidasc atuam cotidianamente para resguardar a saúde única, ou seja, cuidar da saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente. Atuamos ao longo de toda a cadeia produtiva, desde a avaliação das matérias primas e animais nas propriedades rurais até a realização da inspeção nas agroindústrias catarinenses”.
Também prestigiaram a cerimônia de entrega o vice-prefeito de Biguaçu, Alexandre Martins de Souza, secretários municipais e vereadores. Além do presidente e do diretor do DEINP, já mencionados, a Cidasc foi representada também pelo gestor do Departamento Regional de Itajaí, Cleverson Fiamoncini Cordeiro; pela coordenadora regional do Serviço de Inspeção Estadual, Daisy Brodbeck Mendieta Cordeiro; e pela médica veterinária oficial Jacqueline Simões Cardoso.
SISBI abre bons negócios
Para comercializar em sua cidade ou dentro da região a qual o município pertence, basta a agroindústria possuir registro no SIM – Serviço de Inspeção Municipal. Com a inscrição no Serviço de Inspeção Estadual, o fabricante pode fornecer seus produtos de origem animal para clientes em qualquer município catarinense e com o SISBI, para todo país. A vistoria para obter estes dois é realizada em Santa Catarina pela Cidasc.
O empresário João Sérgio Ferreira foi expandindo seu negócio e aderindo aos sistemas de inspeção sanitária gradualmente, mas hoje as agroindústrias catarinenses podem solicitar a concessão simultânea do SIE e do SISBI. Isto é possível porque a Cidasc adota metodologia compatível com a do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, havendo poucas diferenças nas exigências para obter o SIE ou o SISBI. Obter ambos pode ser vantajoso para a empresa, que terá plenas condições de prospectar clientes também em outros estados brasileiros.
Ao receber o registro do SISBI, o atual gestor da empresa, João Augusto Ferreira, agradeceu a orientação da Cidasc neste processo. “Tivemos apoio irrestrito da Cidasc, que além de órgão fiscalizador tem atuado como parceiro para entender as necessidades do pequeno e médio produtor e mostrar caminhos para superar as dificuldades”, disse ele.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/