Mais uma empresa recebe a certificação de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). A última etapa do processo de adesão do laticínio Santa Bárbara, localizado na Rodovia SC 150, município de Lacerdópolis, foi concluída e na manhã desta quinta-feira (16), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, através do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem animal e do Departamento Regional de Joaçaba, entregou o certificado SISBI/POA à empresa Santa Bárbara Lacticínio. Com isso, o estabelecimento passa a ter equiparação federal podendo comercializar seus produtos em todo o país.
O certificado foi entregue pelo presidente da Cidasc, Plinio de Castro, pelo diretor de Planejamento e Inovação, Junior Kunz, e pela gestora de Defesa Agropecuária do Departamento Regional de Joaçaba, Daiana Uliana, ao proprietário Edson Tessaro.
O proprietário do laticínio, Edson Tessaro, conta que iniciou suas atividades em março de 2005, com o objetivo de beneficiar leite para a industrialização desta matéria prima em queijo. “Nossa empresa conta com 20 colaboradores e possui rígido controle de qualidade e boas práticas de fabricação, monitoradas e auditadas, a cada ano o laticínio tem um aumento considerável de seus números. A certificação é uma conquista que oportuniza o crescimento tão almejado, uma vez que a indústria tem capacidade de produção maior do que estava comercializando no mercado interno”, avalia.
Para o presidente da Cidasc, Plinio de Castro, o estado de Santa Catarina vive um excelente momento no agronegócio. “A semana passada foi uma semana de importantes entregas. Iniciamos o mês de novembro com o pé direito. É uma emoção para nós como representante público vir aqui no estabelecimento do Edson Tessaro e ter a certeza de que como órgão público podemos fazer sempre mais para aqueles que querem empreender. Com a certificação entregue pela Cidasc, pelo Governo de Santa Catarina e pela Secretaria de Estado da Agricultura, o laticínio poderá, a partir de agora, expandir a fabricação, diversificar a linha de produtos, gerar emprego e renda e ainda incentivar o desenvolvimento da bacia leiteira do Estado, que já tem a marca de 4º maior produtor de leite do Brasil”, afirma.
Em 2018, a Santa Bárbara Lacticínio iniciou uma reestruturação em sua linha de produtos e a inclusão dos frios, assim passou a se chamar Santa Bárbara Alimentos. Foram incluídos no catálogo de produtos: apresuntados, presuntos, peito de frango cozido defumado, bacon, mortadela e lombo canadense fatiados. Um trabalho primoroso para atender a demanda crescente por novos produtos e novas preparações com muito sabor, aliada a qualidade Santa Bárbara.
A gestora Daiana Uliana, responsável regional pelo serviço de inspeção de produtos animal da Cidasc de Joaçaba, explica que o laticínio era registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que limita a comercialização dentro do Estado, e que o processo de adesão ao SISBI iniciou ano passado, quando foram feitas auditorias, avaliações e exigidas também adequações, até o resultado final que estamos comemorando hoje. “Todos os apontamentos feitos pelos médicos veterinários do serviço de inspeção da Cidasc nas nossas auditorias foram cumpridos. Estou testemunhando a conquista do senhor Edson Tessaro e também colaborando com o crescimento de uma agroindústria genuinamente catarinense. Teremos produtos de Lacerdópolis nas gôndolas de todo o Brasil a partir de hoje”, celebra Daiana.
Sobre o SISBI/POA
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI/POA tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, visando garantir a inocuidade dos alimentos e a manutenção da saúde pública.
O Sistema possibilita a equivalência dos serviços de inspeção dos Estados, Municípios e de consórcios públicos intermunicipais com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Esta equivalência dos serviços de inspeção promove a saúde pública, o combate à clandestinidade, a segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, bem como contribui para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário catarinense.
Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom