O estabelecimento Laguna Sul Pescados recebeu, no último dia 28 de outubro, o Certificado de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, através do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem animal e do Departamento Regional de Tubarão. A empresa migrou do Serviço de Inspeção Federal – SIF para Serviço de Inspeção Estadual – SIE, e após cumprir com os requisitos necessários para adesão ao SISBI foi certificada pela Cidasc. Atualmente, o estabelecimento beneficia pescados provindos diretamente de produtores (Pescadores e aquicultura) ou de outras unidades de beneficiamento de pescados com inspeção equivalente, empregando em torno de 30 pessoas para sua produção.
O proprietário salientou que, no serviço de inspeção estadual, considera fundamental a possibilidade de maior proximidade com o serviço oficial, elogiou a agilidade em que foi concluído o processo de migração do SIF para o SIE.
O certificado foi entregue pelo gestor de Defesa Agropecuária do Departamento Regional de Tubarão Samuel Maccari Redivo, pelo médico veterinário da Unidade Veterinária Local de Laguna Rafael Moraes e pela médica veterinária responsável regional pelo Serviço de Inspeção Margarida S. A. Yokemura, ao proprietário Pedro Luiz Hipólito da Costa. Participaram da solenidade, funcionários da unidade, a inspetora Aryella Cristina Dantas Santos e a Responsável Técnica Juliana de Medeiros.
Essa certificação pode ser emitida para empresas que produzem itens de origem animal (laticínios, pescados, aves, carne bovina, etc) e que desejam ampliar a comercialização para todo território nacional. O Sistema de Inspeção Estadual – SIE permite a venda de produtos apenas dentro do estado.
Santa Catarina é o maior polo pesqueiro do país. A adesão das Unidades de Beneficiamento de Pescados e Produtos de Pescados ao SISBI é a concretização de um importante trabalho realizado pela Cidasc, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Governo de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural por toda a cadeia produtiva, sendo a certificação um reconhecimento à qualidade e um incentivo a regularização do setor pesqueiro do estado.
Para a adesão ao SISBI as indústrias devem se adequar às normas e atenderem aos requisitos do sistema, que é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. Todo o processo produtivo necessita de programas de autocontrole, que devem abranger todas as fases de produção, incluindo desde o recebimento da matéria prima até a expedição final.
Sobre o SISBI/POA
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI/POA tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, visando garantir a inocuidade dos alimentos e a manutenção da saúde pública.
O Sistema possibilita a equivalência dos serviços de inspeção dos Estados, Municípios e de consórcios públicos intermunicipais com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Esta equivalência dos serviços de inspeção promove a saúde pública, o combate à clandestinidade, a segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, bem como contribui para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário catarinense
Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom