O projeto “Inova Defesa SC” foi apresentado oficialmente nesta terça-feira, em uma reunião online. Ele é resultado de um projeto iniciado há um ano, envolvendo Cidasc e Icasa, para aprimorar os serviços de defesa agropecuária.  Como parte integrante do projeto Inova, com o apoio técnico da desenvolvedora de sistemas Granter, foi criada a plataforma “Conecta Cidasc”, com a qual a equipe em campo, por meio de aplicativo em dispositivo móvel, pode fazer o registro de toda atividade junto a propriedades rurais, agroindústrias e outros estabelecimentos. 

A plataforma funciona em diferentes equipamentos, incluindo tablets e celulares, sendo uma ferramenta que atende às necessidades de quem trabalha em localidades onde há pouco acesso à internet. Ele conta ainda com conexão a uma pequena impressora, para emissão imediata de documentos, mesmo operando offline, e envia os dados para o sistema do serviço oficial quando houver conexão disponível novamente. 

O presidente da Cidasc, Plinio de Castro, juntamente com o diretor de Defesa Agropecuária e os gestores de departamentos, participou da apresentação. O Icasa foi representado pela conselheira técnica Luciane Surdi e pelo conselheiro executivo Oswaldo Miotto Junior. 

A entrada em operação do Conecta Cidasc foi celebrada pelo presidente da Companhia. “Este é um projeto inovador e que mais uma vez coloca Santa Catarina na vanguarda, dentro do nosso compromisso de prestar o melhor serviço ao produtor”, afirma Plinio de Castro. Além dos dispositivos para registro das atividades de campo, disponibilizados anteriormente, a empresa também distribuiu outros equipamentos de informática para as equipes dos departamentos regionais no mês de novembro.

Para o gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal, Alexandre Mees, a inovação torna os setores técnicos menos dependentes do setor de Tecnologia da Informação, pois o sistema pode ser customizado. É possível criar ou modificar os formulários conforme as necessidades da Cidasc de coletar dados nas atividades de campo forem evoluindo. O diretor de Defesa Agropecuária, Diego Torres Severo, acompanhou o processo de planejamento e execução do novo sistema, que já desperta o interesse de outros serviços estaduais. 

Jader Nones, diretor do Departamento Estadual de Inspeção, manifestou orgulho em ser parte do projeto, capaz de facilitar a vida não só dos colaboradores da Cidasc, mas das empresas e produtores. Rosemberg Tartari, gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal afirmou que a nova plataforma, da forma como foi projetada e está sendo entregue, ofertará o suporte necessário para que o serviço possa continuar se  modernizando e acompanhando as novas diretrizes de trabalho da Saúde Animal, muito baseadas em caracterização de risco, priorização das atividades e acompanhamento constante de múltiplos indicadores.

A plataforma do Conecta Cidasc está conectada ao Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária de Santa Catarina (Sigen+) e gera dados e documentos que podem ser integrados também com outros sistemas. Ela permitirá fazer análises globais e específicas das informações coletadas pelos profissionais na atividade de campo e também por usuários externos. As equipes gestoras terão informações confiáveis de forma mais rápida para acompanhar a execução dos trabalhos e adotar ações de melhoria e redirecionamento de esforços quando for necessário.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom