Mais uma empresa de Lages recebeu o registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Os sócios da  Boi Forte Comércio de Alimentos LTDA dedicaram três anos ao projeto deste novo negócio, desde a análise de viabilidade econômica até a busca do local adequado e efetivação do registro da nova empresa. 

A entrega do certificado de adesão ao SIE aconteceu em Lages nesta terça-feira, 7 de dezembro, com a presença do prefeito e vice-prefeito de Lages, Antonio Ceron e Juliano Polesc; do presidente da Cidasc, Plinio de Castro; do gestor do  Departamento Regional de Lages da Cidasc, Diego Medeiros Gindri; e do vereador Álvaro Joinha, secretário Municipal de Desenvolvimento. 

Um  dos sócios da empresa, Rodrigo Delfini, agradeceu o apoio da Cidasc durante o processo para obtenção do SIE, que permite a venda de produtos de origem animal em toda Santa Catarina. “A gente sabe que existe muito abate clandestino e o pessoal vê a Cidasc de uma forma errada,  como um inimigo. Mas a Cidasc é uma parceira que esclarece todas as dúvidas e presta auxílio técnico.”, afirmou o empresário. 

O presidente da Cidasc enfatizou que a companhia tem papel fiscalizador, mas o faz ensinando as empresas a se regularizarem. “O espírito da Cidasc é dar orientação ao produtor, não podemos afugentar quem quer empreender e quem quer gerar emprego” disse Plinio de Castro. 

Ele usou a própria Boi Forte como exemplo do quanto é possível se regularizar e obter vantagens com isto. “Eu tenho absoluta convicção de que em seguida esta empresa vai nos chamar novamente para encaminhar o SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), que permite comercializar em todo Brasil”, completou o presidente.

Santa Catarina foi um dos primeiros estados a regulamentar a concessão do SISBI através de seu serviço estadual de inspeção e atualmente tem condições de conceder simultaneamente ambos registros, o SIE e o SISBI. 

A Cidasc tem estimulado as agroindústrias a solicitarem estes registros, já que eles expandem o mercado potencial para as empresas . O número de registros feitos em Santa Catarina no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal aumentou 50% no último ano. 

O prefeito de Lages, Antonio Ceron, também demonstrou confiança na capacidade da nova empresa de se expandir.  “Com a qualidade de vocês e bom gosto do serrano pela carne, serão produzidos alimentos que vão percorrer Santa Catarina e quem sabe outros estados no futuro”, afirmou o prefeito.  Também prestigiaram a cerimônia de entrega do certificado do SIE para a empresa o vice-prefeito Juliano Polesc e os secretários municipais Thiago Henrique Cordeiro, de Agricultura e Pesca, e Alberto Duarte, de Planejamento e Obras. 

A Boi Forte possui quatro sócios. Lenoir Zanella e Rodrigo Delfini, que já possuíam experiência com comércio de carnes no Oeste catarinense e na região de Lages, observaram a ausência de uma distribuidora de cortes bovinos na cidade.  Juntamente com os investidores Tatiana Aparecida dos Santos e Jeferson Diogo Marchiori Trento levaram adiante o projeto, que se mostrou viável. 

Focando no fornecimento de cortes bovinos para restaurantes e no atacado, o principal objetivo do empreendimento no momento é a contratação de mão de obra para a unidade recém inaugurada. O plano da Boi Forte é atender a região de Lages e futuramente alcançar a região litorânea, com a possibilidade de abertura de uma filial.  

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom