Acervo/Portal Peperi

REPOST – Em meados deste ano, devido às novas regras, a Cidasc publicou um calendário que determinava um prazo para os próximos anos que cada produtor teria para apresentar os exames de brucelose e tuberculose do gado leiteiro presente na propriedade.

Porém, a veterinária da Cidasc regional de São Miguel do Oeste, Mallu Sereno, disse que desde quando o calendário foi publicado, o órgão tem enfrentado impasses com a disponibilidade de insumos para realizar os exames na propriedade. A veterinária salientou que os produtores que tinham prazo até 31 de dezembro de 2021 para apresentar os resultados, não conseguiram encontrar médicos veterinários com insumos suficientes para realizar os exames. Por isso, a Cidasc avaliou em ampliar os prazos para apresentar os exames do rebanho. Mallu ainda explicou que o novo calendário foi divulgado no final de novembro e está disponível nos escritórios do iCasa, Cidasc ou com os próprios laticínios. A veterinária informou que o órgão cedeu mais um ano de prazo para entregar os exames.

A veterinária da Cidasc regional, Mallu Sereno, afirmou que aqueles produtores de gado leiteiro que já realizaram os exames a tempo, não necessitam fazer novos. Segundo ela, estes produtores estão em dia com a legislação e não há necessidade de uma atualização por causa dos novos prazos. A veterinária destacou que estes trabalhadores necessitam estar atentos apenas no prazo de três anos que segue em vigência.

Fonte – Portal Peperi

Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom