Uma solenidade nesta quarta-feira, 22 de dezembro, marcou o lançamento do edital para compra de equipamentos e insumos para as atividades de defesa agropecuária. Toda a diretoria da Cidasc participou do ato realizado na sede em Florianópolis e transmitido via internet para todos colaboradores da empresa.
Compuseram a mesa de autoridades de forma presencial o presidente Plínio de Castro e os diretores de Planejamento e Inovação, Junior Kunz; Financeiro e Administrativo, Jean Fabricio de Morais; e de Desenvolvimento Institucional, Marcos Roberto Pacheco. O diretor de Defesa Agropecuária, Diego Rodrigo Torres Severo, participou de forma online.
O valor total do novo edital é estimado em R$30 milhões, o maior da história da companhia. No lançamento do edital de licitação, o presidente da Cidasc enfatizou o apoio do Governo do Estado. “Nosso agradecimento ao secretário da Agricultura e da Pesca, deputado Altair Silva, pelo empenho conosco ao longo de todo ano e também à Casa Civil e à Secretaria da Fazenda, que foram sensíveis às nossas demandas, e especialmente ao governador, a quem coube a decisão final”, afirmou Plinio de Castro.
“Se hoje lançamos um edital neste montante, é graças à sensibilidade do governador, Carlos Moisés, quanto à necessidade de investirmos, percebendo o valor e a importância que tem a defesa agropecuária, pois ela traz muitas divisas para economia catarinense” completou o presidente Plinio.
O edital foi elaborado a partir de consulta feita aos Departamentos Regionais para mapear as necessidades. A grande maioria dos colaboradores da Cidasc trabalham nas atividades fim da empresa e a atualização de equipamentos beneficiará a prestação de serviço.
” É o momento de comemorar os investimentos, que trarão mais conforto, tecnologia e condições para os funcionários da linha de frente produzirem mais para a sociedade”, afirmou o diretor de Desenvolvimento Institucional, Marcos Roberto Pacheco.
Ele destacou ainda que a chegada de um novo presidente, em fevereiro de 2021, representou um novo direcionamento para a empresa. “Nossas entregas tem avançado significativamente, trazendo melhorias para o agronegócio catarinense, para o produtor e também para o consumidor, que tem a garantia de que nossa mão forte garante em sua mesa produtos de altíssimo nível”, disse Pacheco.
O edital prevê a aquisição de 146 veículos, 600 notebooks, estruturas metálicas para postos fixos de fiscalização e também de itens de mobiliário. Também está contemplada a celebração de convêncios com municípios para estruturação de laboratórios para detecção de brucelose e para incrementar o número de médicos veterinários habilitados.
A Cidasc atende aproximadamente 500 mil produtores rurais. São mais de mil colaboradores, distribuídos em 19 departamentos regionais, 131 Unidades Veterinárias Locais, 58 postos de fiscalização e dois laboratórios, além do Escritório Central na capital.
É esta estrutura que permite, através das ações de defesa agropecuária, manter o Estado livre de doenças como a febre aftosa e a PSC e ter erradicado pragas como a Cydia Pomonella. Há benefício para a saúde pública e para a entrada de produtos catarinenses em muitos mercados.
” A Cidasc tem a responsabilidade de manter este elevado padrão sanitário, tanto na área animal quanto vegetal. Queremos que nossa empresa cresça bem estruturada, oferecendo boas condições na área de tecnologia, de infraestrutura, para cumprir seu papel com eficiência”, afirmou o presidente Plinio de Castro.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom