Foto: Departamento Regional de Itajaí

Os alunos do curso de medicina veterinária da faculdade Anhanguera, de São José, receberam uma aula prática e teórica sobre o Programa Estadual de Monitoramento Higiênico Sanitário de Moluscos Bivalves. A iniciativa foi feita pelo Departamento Regional de Itajaí. 

A aula foi ministrada pelo médico veterinário Juliano Ebert, responsável regional pela sanidade de animais aquáticos e integrante da equipe de apoio da Coordenação Estadual de Animais Aquáticos da Cidasc. Após a apresentação do programa na parte teórica do treinamento, quando foram estudados os objetivos e a legislação, realizou-se uma aula prática na fazenda marinha Freguesia na localidade de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis. 

O treinamento consistiu na visitação da área de cultivo, demonstração das técnicas de produção de moluscos bivalves e procedimentos de colheita de amostras de animais e água para análises microbiológicas e de ficotoxina. Os alunos participaram de todos os processos, auxiliando e colocando em prática as técnicas apresentadas teoricamente. 

O médico veterinário da Cidasc, Juliano Ebert, reforça a importância de ações em conjunto com as universidades e escolas: “Aproveitamos a oportunidade para apresentar aos acadêmicos a cadeia produtiva de moluscos bivalves e reforçar que esta área pode ser uma excelente oportunidade profissional para os futuros médicos veterinários. O contato com as universidades vem se mostrando uma excelente ferramenta de educação sanitária utilizada pelo Departamento Regional de Itajaí”. 

Foto: Departamento Regional de Itajaí

Programa de Monitoramento

Santa Catarina é o maior produtor de moluscos bivalves do Brasil, sendo responsável por quase 95% da produção nacional. A qualidade higiênico sanitária deste produto catarinense também é motivo de reconhecimento e exemplo de parceria entre os setores público e privado.

Para manter o padrão de qualidade, realizamos o monitoramento permanente das áreas de cultivo dos moluscos bivalves, sendo o único estado da federação a fazê-lo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é o principal meio de controle dessas espécies, garantindo a sanidade dentre as ficotoxinas que podem atacar as criações, fornecendo apoio para os produtores e o consumo seguro para toda a população catarinense e brasileira. 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/