A Divisão de Classificação Vegetal da Cidasc trabalhou com mais de 30 produtos diferentes em 2021, totalizando 248 mil toneladas de produtos desta lista. Dentre eles, 3 se destacam pela maior quantidade de produção e, consequentemente, de classificação.

Arroz: O Arroz Beneficiado Parboilizado Polido foi o líder nas classificações. No total, 99 mil toneladas passaram pela supervisão da Cidasc. A taxa de participação da cultura é de 19,37%. Mas, há ainda outros tipos de arroz que também se destacaram: o Beneficiado Polido, com 37 mil toneladas, e o Beneficiado Parboilizado Integral, com 1,5 milhão de kg.

Cebola: Santa Catarina ostenta o pódio de maior produtor desta hortaliça no país, sendo responsável por cerca de 30% da safra nacional. Neste ano, a Cidasc classificou 50 mil toneladas de cebola, com uma taxa de participação de 26,68%.

Feijão: Para completar, o feijão não ficou para trás. Foram classificadas 34 mil toneladas do tipo comum do grão, com uma taxa de participação também de 26,6%. Mesmo com o terceiro lugar no geral, o feijão ficou em 3° na quantidade de documentos emitidos, com 600 feitos pela Cidasc.
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, através da Divisão de Classificação de Produtos de Origem Vegetal, realiza a classificação desses produtos a fim de inspecionar a inocuidade dos vegetais e frutos.
Um produto é considerado “desclassificado” quando, após um rigoroso processo de avaliação, apresenta resíduos de agrotóxicos acima do limite permitido, contaminação por produtos não permitidos, micotoxinas acima da tolerância, mau estado de conservação ou presença de insetos vivos e outras matérias estranhas. O uso de dosagens de produtos químicos em quantidade maior do que a recomendada está sujeita a multa na fiscalização.
De acordo com o gestor da Divisão de Classificação, Carlos Eduardo Souza Prado, as ações da Cidasc em classificação e fiscalização impactam diretamente na saúde dos consumidores. “Produtos não classificados podem estar contaminados, causando prejuízos à saúde de quem consome e ao bolso da população”, alerta.
A Cidasc alerta para que o consumidor compre somente produtos de origem vegetal classificados, é a garantia que o produto passou por um rigoroso controle de qualidade.
Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom