Foto: Departamento Regional de Tubarão

Na última quarta-feira, 3, a Unidade de Beneficiamento de Pescados – New Wave, recebeu ao mesmo tempo os selos SIE e SISBI da Cidasc. A solenidade de entrega ocorreu no município de Imaruí, onde fica a sede da empresa. Com a conquista dupla, a New Wave alcança tanto o mercado de Santa Catarina quanto o de todo o Brasil. 

Entretanto, a New Wave já havia conquistado o mercado mundial com a adesão ao Serviço de Inspeção Federal, o SIF, que é concedido diretamente pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A empresa resolveu mudar o serviço de inspeção para nível estadual e nacional.  A decisão de migrar para os selos concedidos pela Cidasc vem ocorrendo com maior frequência, já que algumas empresas almejam uma maior atenção do mercado interno brasileiro. 

Pelo processo de obtenção dos selos, a New Wave conseguiu solicitar simultaneamente o SIE e o SISBI. O feito é possível por conta dos padrões estabelecidos pela Cidasc, que seguem as orientações do próprio MAPA. 

“Foi um momento muito especial com a equipe técnica do estabelecimento, proprietários, nossos técnicos e colaboradores. Entre as muitas migrações, essa foi mais uma que fortalece e consolida as certificações Cidasc”, afirma o gestor Regional do Departamento de Tubarão, Vanderlei Machado. Além do gestor, estiveram presentes na entrega a médica veterinária da Cidasc, Margarida Seico Akama Yokemura e o técnico Ariosvaldo Adriano. 

SIE, SISBI e SIF

Os serviços de inspeção se diferem pelos padrões de qualidade e sanidade exigidos, pela demanda de estrutura e pelo alcance que cada um proporciona. O SIE, permite a venda em todo o território do estado, o SISBI em todo o país e o SIF libera a exportação internacional do produto. O produtor deve avaliar qual selo se enquadra mais em sua capacidade de produção e necessidade comercial. 

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) é responsável pelos selos SIE, SISBI e ARTE fornecidos para as agroindústrias de todo o estado. O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI/POA tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, combatendo a clandestinidade e visando garantir a inocuidade dos alimentos e a manutenção da saúde pública.

A diferença nas exigências entre o serviço estadual e o nacional é que o SISBI requer um maior controle da empresa, visto que a demanda também é maior. O SIF, por sua vez, só pode ser concedido pelo MAPA e tem seus próprios padrões sanitários e de qualidade. 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom