A prefeitura de Major Gercino vem investindo na capacitação dos produtores de leite e queijo do município. A implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a contratação de um médico veterinário que atua no fomento aos produtores são exemplos de iniciativas neste sentido.

Objetivando aproximar os elos da cadeia produtiva do leite, principalmente produtores e Serviço Oficial de Defesa Agropecuária,  a Cidasc e a Secretaria Municipal de Agricultura promoveram uma rodada de palestras sobre o Programa de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose e qualidade do leite.

Participaram do evento, como palestrantes, as médicas veterinárias Karina Diniz Baumgarten, da Coordenação Estadual de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose; Alexandra Reali Olmos e Renata Gonçalves Martins Meditsch, da Coordenação Estadual de Inspeção de Leite e Derivados; e o médico veterinário Nelton Antônio Menezes, responsável estadual pelo Selo Arte.

Representando o Departamento Regional de Itajaí, além do médico veterinário responsável pelo município, Anderson Costa Silva, também se fizeram presentes o gestor regional Cleverson Fiamoncini Cordeiro e os técnicos em agropecuária Felipe de Oliveira e Gilson Amaro de Souza. A Epagri foi representada pelo engenheiro agrônomo José Orlando Borghezan, líder de Projeto de Pecuária de Leite e Corte, e os extensionistas João Luiz Simão Filho e Remy Simão.

A programação contou com informações sobre  as características clínico-epidemiológicas das doenças, procedimentos de vigilância em estabelecimentos rurais e abatedouros, certificação de propriedades, qualidade do leite e critérios e procedimentos para produção de leite cru, bem como a importância da produção e comércio de queijos inspecionados. Foram apresentadas as legislações sobre o tema, com enfoque principal na Portaria SAR 44/2020 e Instruções Normativas MAPA 76 e 77/2018.

O médico veterinário Renato Salaberry, responsável técnico pelas agroindústrias de leite e mel do município, palestrou sobre as Boas Práticas Agropecuárias, trazendo informações sobre o manejo higiênico-sanitário na ordenha.

O Secretário de Agricultura de Major Gercino, senhor Valdeci Marchi, reforçou a necessidade de conscientização do produtor no sentido de seguir as exigências sanitárias e bem receber os órgão de fiscalização e extensão rural do Estado: “O trabalho dos técnicos da Cidasc e da Epagri objetivam o apoio ao produtor, para que, estando dentro da legalidade, possa atingir o mercado consumidor e gerar renda através da agricultura familiar”, afirmou o secretário.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom