A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc – apresentou nesta quarta-feira, 23, em reunião na Divisão de Classificação Vegetal, um novo equipamento que trará resultados precisos e confiáveis no processo de classificação. A entrega dos medidores de umidade foi realizada pelo presidente da Cidasc, Junior Kunz, e pelo diretor de Desenvolvimento Institucional, Marcos Roberto Pacheco.

O gestor da Divisão de Classificação Vegetal, Carlos Eduardo Souza Prado, explica que os equipamentos eram uma antiga demanda do setor. “Uma das principais razões da aquisição dos medidores de umidade é garantir que ao passar pela análise de classificação os grãos estejam em conformidade com seus próprios padrões de qualidade. Sem esse equipamento, não há maneira confiável de ter certeza de que um grão está pronto para a comercialização e se ele já tem as qualidades necessárias para que o agricultor obtenha um lucro maior em função da qualidade dos grãos ofertados”.

A classificação de grãos foi instituída pela Lei nº 9.972, de 25 de maio de 2000 e regulamentada pelo Decreto nº 3.664, de 17 de novembro de 2000. O art. 3º da lei define que a classificação é o ato de determinar as qualidades intrínsecas e extrínsecas de um produto vegetal, com base em padrões oficiais físicos ou descritivos. Serão objeto de classificação todos os produtos vegetais, os subprodutos e resíduos de valor econômico, que possuam padrão oficial estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Os grãos devem ser classificados quando são destinados diretamente à alimentação humana, ou seja, quando os produtos atendem todas as normas de segurança alimentar para serem oferecidos ao consumidor final; nas operações de compra e venda do poder público e nos portos, aeroportos e postos de fronteiras, quando da importação.

Junior Kunz comentou sobre um novo cenário para os serviços prestados pela companhia. “O campo já se tornou um palco de equipamentos modernos que nos remete à uma nova era, e o resultado disso é espetacular. Nós, como entidade pública, prestadora de serviço, precisamos também acompanhar a evolução tecnológica, otimizando o tempo através de tecnologias, conseguindo trazer mais performance nas operações. Com os novos medidores de umidade, nossos técnicos poderão saber, com certeza, se o grão está dentro dos padrões para comercialização, já que com ele esse processo é realizado em alguns minutos, economizando tempo e entregando resultados precisos e confiáveis”, disse. 

“Conquistar melhorias e avançar nos serviços prestados é a nossa missão. A entrega de hoje faz parte de uma série de investimentos na defesa agropecuária catarinense projetada desde que chegamos na Cidasc. Esses investimos representam o comprometimento da instituição com a qualidade do serviço prestado aos produtores rurais e pretende contribuir para aumentar a segurança dos produtos que chegam à mesa da sociedade”, complementou o presidente Junior Kunz.

Eficiência do medidor de umidade

Os medidores de umidade são equipamentos tecnológicos altamente eficazes para apresentar o teor de umidade dos grãos com precisão e praticidade de acordo com o objetivo da sua produção. Com o medidor de umidade é possível o produtor ter um melhor controle de qualidade dos grãos ainda antes da colheita e assegurar um bom rendimento do produto na hora da classificação.

A qualidade dos grãos é um parâmetro bastante relevante para a comercialização e processamento, podendo afetar o valor final do produto. A qualidade é assegurada fazendo-se a classificação oficial dos lotes desses produtos.
Conheça mais sobre a classificação vegetal e como o serviço valoriza o seu produto. Entre em contato conosco através da Divisão de Classificação Vegetal.

Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom