Médicos veterinários da iniciativa privada do Estado de SC agora possuem mais uma alternativa para adquirir a habilitação para colheita de material para exames de mormo.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, em parceria com a EMBRAPA lançou, em plataforma on-line, a capacitação específica sobre o Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos – PNSE.
Dentre os objetivos da capacitação estão: identificar, caracterizar os agentes, patogenia, formas de transmissão e adotar as medidas de prevenção das doenças alvo do PNSE; identificar os principais conceitos legais e procedimentos estabelecidos na legislação federal quanto a prevenção e controle das doenças alvo do PNSE; analisar o papel da sua participação e responsabilidade no controle e erradicação de doenças, veracidade das informações e a importância no correto preenchimento de documentos oficiais; diferenciar os métodos de diagnóstico oficiais para Anemia Infecciosa Equina – AIE e Mormo, assim como conhecer os métodos de conservação, coleta e identificação das amostras coletadas; realizar notificações das doenças de notificação obrigatórias no Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias – SISBRAVET e realizar requisição de exames adequadamente utilizando o resenho e identificação dos animais e suas pelagens.
Este curso é autoinstrucional e habilitará, de forma rápida, médicos veterinários da iniciativa privada na prevenção, controle e erradicação do Mormo no Território Nacional. As inscrições são gratuitas e o participante tem até 60 dias para concluir o curso após realizar a inscrição. Os interessados devem possuir CRMV para participar desta capacitação on-line.
Para mais informações sobre o curso nacional encaminhar email para leandro.oliveira@agricultura.gov.br e para realizar as inscrições acesse aqui.
Após concluído o curso nacional o interessado em se habilitar no Estado de Santa Catarina deve fazer um treinamento complementar e, para obter informações, deve entrar em contato com a Coordenação Estadual de Sanidade de Equídeos da Cidasc, pelo e-mail pnse@cidasc.sc.gov.br, para as devidas orientações.
Mas atenção, o médico veterinário interessado na habilitação somente conseguirá realizar a solicitação se já tiver cadastro no Sigen+ – sistema informatizado de controle e cadastros da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc. Procure um escritório da Cidasc mais próximo de você e providencie o seu.
Fonte: Eleanora Schmitt Machado
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom