
A propriedade da família Stanguerlin, em Tangará, recebeu o certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose, sendo a quarta da cidade a obter este resultado. A entrega foi realizada pela médica veterinária Alice Bogoni Demori ao produtor Divonei Stanguerlin, que dá continuidade à atividade rural iniciada pelos seus pais no Meio Oeste catarinense.
O casal Delmar Stanguerlin e sua esposa Clemir Turmina Stanguerlin iniciou a produção de leite há 25 anos. Atualmente, produzem 53 mil litros de leite ao mês e esperam ampliar este volume. Além de investir em sanidade, buscaram aprimorar a genética e o controle produtivo do plantel.
A certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose pode melhorar a remuneração obtida pelo leite. O responsável pelo processo de certificação da Granja Stanguerlin foi o médico veterinário habilitado Felipe Eduardo Fiorin. Tanto ele quanto a equipe da Cidasc orientaram os produtores durante a tramitação do pedido sobre os cuidados para manter o status sanitário obtido.
“A Cidasc está sempre a disposição para sanar as dúvidas e auxiliar os produtores no processo obtenção de certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose, uma vez que a iniciativa colabora com a melhora do status sanitário dos rebanhos do estado e, por consequência, beneficia a todos”, afirma a médica veterinária Alice Bogoni Demori. A profissional da Cidasc ressalta ainda que por se tratarem de zoonoses, que afetam tanto humanos quanto animais, manter os rebanhos livres de tuberculose e brucelose é uma forma de cuidar também da saúde de quem maneja os animais e de quem consome produtos de origem animal.
Para conseguir a certificação, o produtor deve contratar um médico veterinário habilitado, que dará entrada no pedido no escritório da Cidasc do município. Um médico veterinário da companhia realiza uma vistoria oficial e emite o parecer sobre o início do processo de certificação. São realizados exames nos animais, em um intervalo de 6 a 12 meses, até que sejam obtidos dois resultados negativos consecutivos. A certificação deve ser renovada anualmente
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom