O presidente da Cidasc, Junior Kunz, foi um dos entrevistados do programa Conversas Cruzadas da rádio CBN nesta sexta, 22 de abril. O debate sobre consumo de carne suína e dificuldades econômicas do setor teve também a participação do diretor executivo do Sindicarne/SC, Jorge Luiz de Lima, e do presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos – ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou na última semana um projeto instituindo a política de incentivo ao consumo desta carne, da qual o estado é o maior produtor nacional. Apesar da qualidade do produto, tanto em termos de sabor quanto de condições sanitárias, os produtores enfrentam dificuldades devido à alta nos insumos, que não foi acompanhada pelos preços pagos ao produtor.

Além do aumento de custos, o preço recebido nas exportações caiu, pela queda na cotação do dólar. Embora este seja um problema conjuntural e não sanitário, a Cidasc também se mostrou disposta a contribuir na busca de soluções.

O presidente Junior Kunz apresentou a adesão de mais abatedouros ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) como uma das medidas práticas capazes de auxiliar o setor. “Nossa equipe de veterinários que atuam na inspeção de produtos de origem animal está trabalhando fortemente para que possamos ter uma agilidade, dentro da legislação, para que nossos estabelecimentos que já possuem registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) possam aderir ao SISBI, e levar nosso produto industrializado para outros estados”, disse o presidente.

Junior Kunz lembrou que o registro no SISBI permite a comercialização da carne para todo o Brasil, dando acesso a um mercado potencial de mais de 200 milhões de consumidores. Esta pode ser uma alternativa no momento em que o mercado externo não se mostra como melhor opção para os produtores independentes.

A Cidasc está habilitada a conceder o registro do SISBI. Devido à harmonização de procedimentos, é relativamente simples um estabelecimento registrado no Serviço de Inspeção Estadual obter também este selo. As agroindústrias interessadas podem procurar os escritórios da Cidasc em busca de orientação e para dar entrada aos pedidos de adesão ao SISBI.

Durante o debate na rádio CBN, os representantes do setor ressaltaram que o aumento no custo de produção pesou principalmente sobre os produtores independentes, com reflexos nas agroindústrias. As matrizes suínas aumentaram de 420 mil para 760 mil nos últimos dois anos, pois havia uma perspectiva de maior demanda pelo produto no mercado chinês.

O link dá acesso ao áudio completo do programa da rádio CBN: https://soundcloud.com/cbnfloripa/conversas-cruzadas-22-04-22?utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom