Nesta quarta-feira, 27 de março, a Coordenação Estadual de Sanidade Suídea da Cidasc participou de uma reunião sobre o sistema de registro dos dados do Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos, organizada pelo Programa Nacional de Sanidade Suídea (MAPA). 

Participaram também da reunião pontos focais federais e estaduais da sanidade suídea de todos os Estados. A reunião aconteceu através de uma chamada de videoconferência no Google Meet e contou com a presença de mais de 60 participantes.

A vigilância foi implantada pela Cidasc em março, e desde então tem obtido sucesso no cumprimento do cronograma, que prevê uma média de 60 propriedades selecionadas para vigilância clínica e sorológica por mês. Como não havia um sistema eletrônico nacional de registro implantado ainda no início da vigilância em março, foi criado em Santa Catarina um sistema próprio que permite que os formulários já estejam digitalizados e disponíveis em tempo real a todos os colaboradores da companhia. 

A médica veterinária Vanessa Medeiros Bonatelli, conta que nos próximos dias a coordenação irá repassar a todos os funcionários da Cidasc, por videoconferência, a nova forma que o Estado trabalhará a vigilância dos suínos e javalis, aliada a essa nova funcionalidade disponibilizada pelo governo federal.

A partir de agora, haverá uma nova forma de registro dos dados que poderá ser acessado não só pela Cidasc, mas também pelos representantes do MAPA, e possibilitará outras funcionalidades, como mapa de georreferenciamento. Nos próximos dias a Coordenação Estadual de Sanidade Suídea irá repassar o tema a todos os colaboradores para implantação a partir de maio de 2022.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom