Nesta quinta-feira, 28 de abril, alunos de  4a, 5a e 6a fase do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera campus São José foram recebidos na sede da companhia em Florianópolis. 

O grupo foi recebido pelo diretor de Defesa Agropecuária, Diego Torres Severo, que apresentou um panorama do trabalho que é realizado em todas as áreas técnicas. Ele explicou como funcionam as barreiras sanitárias e falou também sobre o sistema de georeferenciamento, tecnologia usada em processos que envolvem a rastreabilidade. 

Diego Torres Severo contou também um pouco da história da Cidasc e das campanhas de vacinação contra a febre aftosa, que foram o primeiro passo para o combate à doença. Este ano, Santa Catarina completará 15 anos como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, título concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal. 

Após a recepção na diretoria, o grupo de alunos se dirigiu ao Departamento Estadual de Inspeção (DEINP), onde foi recebido pela médica veterinária Débora Veiga. Lá os futuros médicos veterinários conheceram os processos de inspeção sanitária e os selos de inspeção sob responsabilidade da Cidasc em Santa Catarina: o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), válido no território estadual, e o Selo Arte e o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), válidos em todo território nacional. 

No Departamento de Defesa Sanitária Animal, os universitários puderam conhecer os programas sanitários que a Cidasc executa. A maioria deles são direcionados à sanidade de uma espécie animal, como os programas de sanidade suídea, equídea e dos animais aquáticos. Existem ainda programas específicos contra a febre aftosa, a brucelose e tuberculose e a raiva. 

Foi o responsável por este último programa, o médico veterinário Fábio de Carvalho Ferreira, quem apresentou o conjunto de ações desenvolvidas pelo DEDSA. Os estudantes puderam ainda conversar com outros médicos veterinários e ver as diferentes oportunidades que a Medicina Veterinária pode proporcionar aos formados.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom