Neste sábado, em Itapiranga, o Departamento Regional de São Miguel do Oeste fez a entrega formal do certificado de adesão da Porto Novo Laticínios ao SISBI, o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Com este selo, a empresa poderá comercializar seus produtos para todo o Brasil.
Em Santa Catarina, é a Cidasc quem vistoria os estabelecimentos interessados em ter o SISBI e tem feito um trabalho proativo: tem estimulado as agroindústrias que já possuem registro do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) a solicitarem o selo com abrangência nacional.
Durante a cerimônia de entrega, o presidente da Cidasc, Junior Kunz, destacou mais uma vez o impacto positivo para a economia catarinense advindo da adesão de mais empresas ao Sistema Brasileiro de Inspeção. Ressaltou ainda que a Cidasc está pronta a ajudar as empresas já registradas no SIE a darem este novo passo: “Santa Catarina é uma grande produtora de alimentos e tem produtos de qualidade, que levam o bom nome do Estado e de seus produtores para o restante do país”, afirmou o presidente.
A gestora regional Manuela Studt da Rocha agradeceu a confiança que os sócios da empresa depositaram no trabalho da Cidasc. “A adesão ao SISBI certamente só foi possível graças ao empenho de todos vocês, juntamente com nossos técnicos especializados, e ao investimento que vocês fizeram em tecnologia e recursos humanos capacitados”, afirmou a gestora.
Aproveitou a presença de um grande número de produtores e citou “Nós da Cidasc, estamos aqui para executar ações de defesa sanitária animal, vegetal e de inspeção, preservar a saúde pública e promover o agronegócio e desenvolvimento sustentável de SC, nosso compromisso começa no campo, passa pela agroindústria e termina na mesa do consumidor em forma de alimento com qualidade inspecionada e segurança alimentar”, completou Manuela Studt da Rocha.
O projeto da Porto Novo Laticínios, nome fantasia da Laticínios Itapiranga LTDA, começou a ser delineado por um grupo de amigos em 2015. Em 2020, a ideia saiu do papel e neste ano a empresa ganhou novos sócios. A sociedade é formada pelos sócios Amilkar Gassen, Claudio Schnorrenberger, Claiton Bruxel, Clemente Schnorrenberger, Eder Bruxel e Felipe Grasel.
Para eles, abrir a empresa é uma forma de homenagear a história e os “nossos antepassados que lutaram com bravura e vigor, para que hoje, possamos viver neste próspero, hospitaleiro e belíssimo município de Itapiranga”. Os sócios agradeceram a dedicação dos colaboradores do laticínio e aos parceiros da iniciativa privada e poder público que os ajudaram a concretizar o sonho da empresa.
Setor leiteiro é referência de qualidade
A qualidade dos produtos lácteos catarinenses conta com o trabalho da Cidasc desde a origem, no campo. O Estado foi pioneiro na erradicação da febre aftosa e completará em 2021 a marca de 15 anos como zona livre de febre aftosa sem vacinação, título concedido pela OIE – Organização Mundial de Saúde Animal.
“Hoje não somos mais os únicos a ter este status diferenciado. Nossos vizinhos, Rio Grande do Sul e Paraná, também conquistaram o certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação no ano passado e isso requer uma atenção dobrada de todos nós”, diz a gestora do Departamento Regional de São Miguel do Oeste, Manuela Studt da Rocha.
A manutenção desta certificação e a busca de outras exige cuidado contínuo com a sanidade dos rebanhos por parte dos médicos veterinários da Cidasc, mas também de outros profissionais e dos produtores rurais. Somente assim é possível garantir a entrada nos mercados mais competitivos e que melhor remuneram quem produz.
A Cidasc tem trabalhado para alcançar a meta de erradicação também da brucelose e da tuberculose bovinas, zoonoses que podem ser transmitidas através do leite cru e de lácteos produzidos a partir deste leite, bem como no contato com animais contaminados. A certificação de propriedades livres destas doenças é uma das formas de tentar reduzir cada vez mais a incidência das doenças. A matéria prima originária destas propriedades traz mais garantia para o laticínio de que está produzindo lácteos com leite de qualidade, preservando também a saúde do consumidor.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom