
A Cidasc promoveu, via videoconferência na manhã de ontem (03/05), reunião com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para reativar as tratativas do simulado teórico-prático de emergência zoossanitária que estava programado para 2020 e teve sua parte prática suspensa devido a pandemia da Covid-19 no Brasil. Pela Cidasc, participaram os profissionais que integram a comissão de organização do simulado e pelo MAPA, a coordenação zoossanitária e a Superintendência Federal de Santa Catarina.
Diante da importância da situação sanitária dos rebanhos de Santa Catarina, referência internacional no controle de diversas doenças de notificação oficial, a parte teórica foi mantida e realizada por videoconferência, em novembro de 2020, com a participação de mais de 350 profissionais da sanidade agropecuária de todo o país.
Considerando a importância da parte prática de um simulado na preparação dos colaboradores para uma resposta rápida no caso de um foco, o presidente da Cidasc, Júnior Kunz, designou uma comissão de trabalho responsável pela organização do evento simulado de campo que ocorrerá no último trimestre de 2022.
Segundo Sabrina Tavares, médica veterinária e presidente da comissão, “os exercícios simulados são realizados para manter o serviço de Defesa sanitária animal atualizado e apto a reagir de forma rápida em situação de emergência sanitária. A ocorrência de foco de doenças como febre aftosa, peste suína ou influenza aviária requer ações rápidas por parte de todos os envolvidos, por isso a equipe precisa estar treinada e em constante estado de alerta.”
Nesta primeira reunião de reativação da organização do simulado, convocada pela presidente da comissão, foi definido que o simulado será de modo amplo com foco em emergências zoossanitárias de animais terrestres, será na segunda quinzena de novembro e na região do vale do Itajaí. A comissão está prevendo a realização do simulado em duas semanas: uma dedicada à parte teórica no formato on-line e sem número máximo de participantes, para possibilitar a atualização do maior número de participantes, independente de deslocamento e despesas com diárias. Na outra semana, será feita a parte prática com cerca de 180 participantes, que viverão cinco dias de intensas atividades de simulação de foco sanitário no Estado.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom