Nos dias 10 e 11 de maio, a equipe do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DEINP), do Departamento Regional de Tubarão da Cidasc e do Inmetro visitaram unidades de beneficiamento de pescado registradas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). Foram vistoriados duas empresas em Laguna e três em Imaruí.
Em cada uma delas, a fiscalização recolheu amostras de produtos, encaminhadas para análise no laboratório do Inmetro em São José. Os testes vão verificar o glaceamento e o peso líquido dos produtos em estoque nestes estabelecimentos, para determinar se a quantidade de água nestes congelados está dentro do limite tolerado, que é de 12%. Este percentual de água não pode fazer parte do peso líquido do produto.
Esta é uma ação importante para garantir o direito do consumidor de levar para casa um produto condizente com a descrição do rótulo quanto ao peso e composição. Além disso, as fiscalizações da Cidasc, realizadas em parceria com outros órgãos ou não, dedicam bastante atenção à inocuidade dos alimentos, ou seja, a verificar se eles representam alguma ameaça à saúde.
Todo produto de origem animal (pescados, carnes, leite, ovos, mel e os produtos derivados desses) deve ter selo de inspeção sanitária. Isto significa que ele foi beneficiado em um local que observa boas práticas de fabricação e que utiliza matéria-prima de origem conhecida. São exigidos diversos cuidados para que o alimento não sofra contaminações, que envolvem desde a higiene de quem manipula os alimentos e a limpeza do local até as condições de armazenagem e transporte dos produtos.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom