Entre terça-feira, 17 de maio, e quinta, dia 19, os profissionais ligados ao Departamento Estadual de Defesa Vegetal (DEDEV) participam de treinamento em Governador Celso Ramos. A abertura do evento foi realizada nesta terça pelo presidente Junior Kunz e pelos diretores Diego Torres Severo, de Defesa Agropecuária, Marcos Pacheco, de Desenvolvimento Institucional, e Jean Fabrício Morais, diretor Administrativo e Financeiro. 

O retorno do treinamento presencial foi lembrado nas manifestações dos componentes da mesa. “Nós já tivemos algumas oportunidades como esta com os gestores e estas ocasiões eram algo que o presidente Plinio de Castro (in memoriam) queria retomar. A tecnologia é muito boa, mas este tipo de evento, este encontro entre colegas, não tem tecnologia nenhuma que possa substituir isso”, disse o presidente Junior Kunz. 

A diretoria também entregou notebooks a todos os engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas da companhia. Os dois colaboradores do DEDEV com mais tempo de casa, Sérgio Omar de Oliveira e Raul Imhoff, representaram os colegas na entrega simbólica dos equipamentos para o registro fotográfico. 

Após a cerimônia, o primeiro painel da manhã foi a apresentação da recém criada Delegacia de Crimes contra o Agronegócio, explanada pelo delegado Fernando Callfass. O delegado apresentou o funcionamento do novo órgão e relembrou que a Cidasc também apoiou tirar do papel a ideia de uma delegacia especializada. Disse ainda que a Polícia Civil quer estreitar relações com os serviços de vigilância e de defesa sanitária. “Nós precisamos que vocês confiem confiem no nosso trabalho, porque todos ganharão muito com isso e o agronegócio sairá vitorioso”, afirmou Callfass.

A programação da tarde foi dedicada a questões administrativas e jurídicas como a prescrição de processos e aplicação de medidas em caso de reincidência da infração. O procurador do Estado, Nathan Matias Lopes Soares,  apresentou aos colaboradores da Cidasc os princípios básicos de processo administrativo, que regem a aplicação de autos de infração e aplicação de multas. 

A agenda do segundo dia de evento destaca uma das grandes inovações da companhia: a plataforma Conecta Cidasc, que permite uma análise de dados mais ágil para a defesa agropecuária. O treinamento vai detalhar o uso do aplicativo e suas funcionalidades. O Conecta Cidasc permite que os profissionais preencham e imprimam relatórios e guias durante a atividade de campo, mesmo sem acesso à internet. O aparelho guarda os dados e os retransmite para uma central quando a conexão está disponível novamente.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom