Foto: Ascom

Desde terça, os engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas da Cidasc estão participando de treinamento em Governador Celso Ramos. A programação desta quarta-feira foi dedicada ao uso da nova tecnologia disponível para as atividades de campo: o Conecta Cidasc. 

A plataforma foi apresentada em detalhes pelo representante da Granter, empresa de tecnologia da informação de Florianópolis que trabalhou no desenvolvimento da solução junto com a equipe da Cidasc. Também participaram da apresentação Raphael Delvan, gestor do Departamento Estadual de Gestão de Tecnologia, e Osvaldo Miotto, diretor do ICASA. 

Com o Conecta Cidasc, os fiscais registram dados diretamente no aplicativo, mesmo que não haja conexão de internet no momento. Quando a conexão está disponível novamente, os dados são enviados para uma central. Ele funciona em tablets ou notebooks, acompanhado de uma pequena impressora, para quando é necessário entregar ao produtor ou estabelecimento visitado uma via impressa detalhando o atendimento realizado.

No entanto, a proposta é que no futuro todo o processo seja feito sem a emissão de papel, uma meta do governo catarinense, tanto pelo aspecto ambiental quanto econômico. 

As possibilidades de uso da plataforma Conecta Cidasc foram mostradas de forma prática durante o treinamento realizado com os profissionais nesta quarta-feira. As equipes da defesa agropecuária vão utilizar a plataforma, mas o acesso do produtor ao SIGEN permanece igual e ele continuará acessando os serviços como emissão de GTA eletrônica, por exemplo, da mesma forma que faz hoje. 

O principal ganho com a incorporação desta plataforma será na análise de dados. Todas as informações coletadas através do app estarão disponíveis para avaliação num curto espaço de tempo e as equipes técnicas poderão fazer avaliações e propor melhorias nos serviços prestados com agilidade. Outra vantagem é que o Conecta Cidasc permite atualizações e a empresa poderá adicionar novas funcionalidades caso surjam novas demandas em defesa sanitária, sem ter que fazer todo um novo investimento ou criar um sistema do zero para atendê-las. 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom