Todos os mamíferos são suscetíveis à raiva, uma doença fatal e sem cura. Por isso, a prevenção é fundamental para preservar a saúde humana e animal, tanto de animais de criação quanto dos cães e gatos. 

A Cidasc realizou uma live em sua página do Facebook para informar a população sobre o tema. O médico veterinário Fábio Ferreira, responsável pelo programa de Controle da Raiva e Vigilância para Encefalopatias Transmissíveis, enfatizou a importância da vacinação, tanto para os animais de criação quanto para os domésticos. 

Ferreira alertou quanto à necessidade de reforço periódico das vacinas e explicou o comportamento do vetor da doença: o morcego. Os produtores devem estar atentos a sinais da presença de morcegos em suas propriedades. 

Nos locais usados como abrigo, tais como galpões ou construções abandonadas, podem ser encontradas fezes cuja aparência lembra uma mancha de óleo queimado. Outro indicativo são mordeduras em cavalos, bovinos e outros herbívoros. 

Os produtores devem chamar a Cidasc em caso de suspeita da presença de morcegos na propriedade. Somente os médicos veterinários da companhia podem fazer o manejo, com uso de equipamento de proteção adequado, estando aptos a diferenciar quais morcegos são hematófagos. 

Confira a live em: https://fb.watch/d6iEFfGSel/

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom