Uma importante empresa do sul do Estado é a mais nova agraciada com o Selo de Conformidade Cidasc (SCC). A entrega da certificação à Rampinelli Alimentos aconteceu em Forquilhinhas, onde fica a sede da empresa, na noite de quarta-feira, 25 de maio. O diretor de Desenvolvimento Institucional, Marcos Roberto Pacheco, representou o presidente da Cidasc, Junior Kunz, na solenidade. Também compuseram a mesa os gestores regionais Daniel Remor Moritz, de Criciúma, e Vanderlei Machado, de Tubarão. 

O diretor falou da alegria em entregar o SCC a uma das empresas líderes na produção de arroz e produtos de arroz. “A empresa foi perseverante na busca do selo e esta conquista agrega valor tanto para a Cidasc,quanto para a empresa certificada”, disse Marcos Roberto Pacheco. 

O Selo de Conformidade Cidasc é uma certificação de gestão de processos e a empresa que adere ao SCC precisa implementar um Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos. O SGSA controla e documenta todos os processos de produção, e aplica correções quando necessário. A Rampinelli fez mudanças que exigiram adaptação por parte dos colaboradores. 

A adesão da empresa ao SCC ocorreu em 2019. Em conjunto com os técnicos da companhia, a empresa formou uma equipe de Segurança dos Alimentos e elaborou todos os documentos necessários e metodologias de controle. “Formalizamos toda a gestão de segurança dos alimentos, controlando desde quem manipula, até os processos de higienização, qualidade da água, manutenções prediais e industriais e a entrada da matéria prima”, explica Claudiomir Scarsi, coordenador de produção e gestor técnico da Equipe de Segurança dos Alimentos. 

Além do cuidado na entrada da matéria prima, a empresa passou a aplicar exames mais rigorosos no produto acabado. “Repetimos análises de agrotóxicos e metais pesados, além de avaliar micotoxinas, microbiologia e microscopia, conforme as exigências das normas de cada linha de produto”, detalha Scarsi. 

O SCC foi criado pela Cidasc para valorizar produtos de origem vegetal que se diferenciam pela atenção às normas sanitárias e padrões de qualidade, o que beneficia a cadeia produtiva e o consumidor. A regional de Criciúma tem quatro empresas certificadas e outras oito em processo de certificação. 

“Santa Catarina ganha com a certificação, porque é uma marca catarinense, comercializada em quase todo o país, com um selo concedido pelo poder público que fortalece as empresas e assegura a saúde coletiva”, finaliza Wladimir Marcon, especialista em segurança de alimentos, consultor e técnico da Cidasc. 

Marcon e outros dois colegas da Cidasc, Oilson Soares e Rômulo Bitencourt, foram homenageados pela empresa na solenidade, pelo apoio durante o processo de adesão ao SCC. Também foram destacados colaboradores que atuaram na implementação do Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos. 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom