Fotos: Departamento Regional de Criciúma

Nesta última quinta-feira, 26 de maio, a Cidasc realizou mais uma entrega de certificados e veículo. A entrega ocorreu no município de Orleans, e foi feita pessoalmente pelo Diretor de Desenvolvimento Institucional  Marcos Roberto Pacheco. Foram concedidos dois certificados de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose, além de um veículo para atender o Serviço de Inspeção Municipal da Prefeitura de Orleans.

A ocasião contou com a presença do Agrônomo e Gestor de Criciúma, Daniel Remor Moritz, o Coordenador da Regional, Médico Veterinário José Henrique de Oliveira, a Médica Veterinária da Cidasc de Orleans, Carmem Regina Vieira, o prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, o Secretário Municipal de Agricultura, Luiz Cristóvão Crocetta e a Médica Veterinária do Serviço de Inspeção Municipal, Cristina Galvane, que, juntamente com o Secretário Cristóvão, receberam, das mãos do Diretor  Marcos Pacheco, a chave do veículo destinado ao incremento das Ações do Serviço de Inspeção em Orleans.

As certificações de propriedade livre de brucelose e tuberculose foram recebidas pela família de Valácio Vieira e Alison Vieira, da comunidade de Rio Laranjeiras,e a família de Martinho José França, da comunidade da Taipa. Os produtores expressaram sua satisfação pelo recebimento dos certificados, que vem coroar uma longa jornada de esforços na busca de um rebanho mais saudável, com a produção de leite mais seguro para chegar às mesas das famílias catarinenses.

A brucelose e a tuberculose são zoonoses, doenças que podem ser transmitidas tanto para animais quanto para seres humanos, podendo ser fatais. A transmissão pode acontecer através do consumo do leite cru ou qualquer derivado feito a partir do leite cru proveniente de um animal infectado. Por isso, é fundamental que os produtores estejam alertas aos sinais das doenças e que as medidas sanitárias adequadas para a sua prevenção sejam adotadas.

Para obter a certificação de Propriedade Livre de Tuberculose e Brucelose, o produtor deve contatar o escritório da Cidasc de seu município, juntamente de um médico veterinário habilitado. Por meio da companhia, o produtor consegue acesso a uma lista dos nomes e contatos de médicos veterinários habilitados para prestar este serviço. Então, deve preencher um requerimento para que uma vistoria oficial possa ser realizada por um médico veterinário oficial da companhia, que emitirá seu parecer sobre o início do processo de certificação.

O rebanho, que deve estar brincado, é submetido a dois exames de diagnóstico, realizados com 6 a 12 meses de intervalo, até que sejam obtidos dois resultados negativos consecutivos. A certificação deve ser renovada anualmente, com os exames realizados antes da data de vencimento do certificado.

Ao adquirir a certificação, o produtor garante a sua saúde, a da sua família e também a do consumidor, que tem a garantia de que está adquirindo um produto que foi feito seguindo as  boas práticas agropecuárias e as medidas sanitárias adequadas.