O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está realizando até quinta-feira, 9 de junho, a 7ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária. O evento em Belo Horizonte conta com a participação de 800 congressistas de Minas Gerais e de todos os estados do Brasil.
O presidente da Cidasc, Junior Kunz, e o diretor de Defesa Agropecuária, Diego Torres Severo, estão acompanhando os debates na capital mineira. Kunz ressaltou a grande experiência da companhia nesta área, com resultados que deram condições de crescimento ao agronegócio.
A Cidasc está presente com seu corpo técnico na 7ª CNDA. O engenheiro agrônomo Alexandre Mees, gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (Dedev), palestrou no evento com o tema “Fórum Defesa Sanitária Vegetal XXVII CBF: Estamos fazendo o suficiente?”.
Ele falou sobre os desafios deste trabalho e da necessidade de envolver toda sociedade. A defesa vegetal se torna mais eficiente quando há a participação dos produtores e a compreensão da população em geral sobre cuidados que evitem a introdução e proliferação de pragas.
Criada em 2006, a Conferência Nacional de Defesa Agropecuária tem caráter multidisciplinar e interinstitucional, se consolidando como um fórum de ampla discussão da defesa agropecuária. Nela são compartilhados conhecimentos e responsabilidades buscando contribuir com a segurança nacional.
A Cidasc tem como exemplos de sucesso o controle da Cydia Pomonella e do Moko da bananeira, fazendo Santa Catarina zona livre de ambas, resultado que muito beneficiou a fruticultura. Na área de sanidade animal, se destacam as certificações de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação e de Zona Livre de Peste Suína Clássica, com ganhos na exportação de carnes.
O manejo de pragas e o fortalecimento do sistema de vigilância ativa e passiva, pela adoção da inteligência quarentenária e princípios epidemiológicos, estão entre os temas da conferência. O programa também debate aspectos ambientais e controles de processos que resultam na oferta de alimentos livres de resíduos e contaminantes.
Sobre o evento:
Direcionado para engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos em agropecuária, auditores e fiscais agropecuários, produtores rurais, professores universitários, zootecnistas, profissionais e estudantes de ciências agrárias, empresas e profissionais do setor agropecuário, a 7ª CNDA abordará temas de defesa animal, defesa vegetal, insumos agrícolas, produtos de uso veterinário, inspeção animal, inspeção vegetal, rede laboratorial, educação sanitária, certificação, regulamentação e melhoramento genético.
A 7ª CNDA tem o apoio oficial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Minas Gerais e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com patrocínio de diversas entidades de classe e do agronegócio, sendo promovido pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA).
A programação completa pode ser consultada no site www.7cnda.com/palestras.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom