O site do jornal ND noticiou um caso de transporte irregular de bovino ocorrido em Chapecó. Diante da situação apresentada, a Cidasc reforça algumas orientações sobre transporte de animais de criação:
- É obrigatório emitir a GTA – Guia de Trânsito Animal – antes do transporte. Uma vez cadastrado na Cidasc, o produtor pode emitir a guia de forma online, no SIGEN+, sistema de gestão agropecuária mantido pela Cidasc.
- A GTA, impressa ou eletrônica, deve acompanhar a carga viva. Ela é necessária para qualquer finalidade, mesmo que o transporte ocorra dentro de um mesmo município.
- Carros de passeio não são adequados para o transporte destes animais. Bovinos, caprinos, suínos, ovinos., equinos, aves…. devem ser transportados em veículo apropriado para a espécie, observando os cuidados com o bem estar animal.
- no caso dos bovinos e bubalinos, é necessário também identificar os animais com os brincos da Cidasc. A brincagem deve ser realizada a partir dos seis meses de idade e serve para garantir a rastreabilidade dos rebanhos e manutenção do status sanitário diferenciado que o Estado conquistou.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/