A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) confirmou através de exames laboratoriais o primeiro foco de raiva registrado esse ano em equino na comunidade de Costa da Lagoa, em Jaguaruna.
Um outro caso suspeito, dessa vez em bovinos, na comunidade de Sanga Grande Alta, aguarda a confirmação dos exames.
Segundo o médico veterinário da Cidasc do município, Agnaldo Serafim, a recomendação é providenciar imediatamente a vacinação dos animais e observar se há ataques pelos morcegos hematófagos (transmissores) notificando o órgão competente.
“O surgimento de focos na nossa região e a capacidade do morcego de voar grandes distâncias são fatores que propagam rapidamente o vírus causando prejuízos aos pecuaristas e colocando em risco a saúde das pessoas”, afirma. A raiva é uma doença fatal e pode ser transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais infectados. Os animais geralmente apresentam raiva paralítica, começando com mudança de comportamento e evoluindo para perda de apetite, andar cambaleante, dificuldade de respirar e engolir, paralisia e morte.
Os produtores devem tomar cuidado na manipulação de animais suspeitos.
Confira a matéria na íntegra: https://folharegionalwebtv.com/geral/cidasc_confirma_caso_de_raiva_em_equino_em_jaguaruna.70238
Mais informações para a imprensa:
Folha Regional
Fone: (48) 99208.6198
E-mail: jornalfolharegional@gmail.com
Site: https://folharegionalwebtv.com/
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom