Foto: Agência de Defesa Agropecuária do Paraná

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) sediou, na quarta e quinta-feira (26 e 27/10), as atividades do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) Sul. A reunião resultou na elaboração de minutas de ofícios a serem enviados à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa/SDA), com propostas para um novo modelo para a fiscalização da inspeção de produtos de origem animal no país. 

As entidades pretendem compartilhar as estruturas dos postos de fiscalização do trânsito agropecuário nas divisas entre os Estados, além da integração dos dados, das informações e dos equipamentos de monitoramento relacionados ao trânsito de cargas de interesse da defesa agropecuária. A Fonesa Sul é composta pelos serviços veterinários oficiais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

O encontro, em Florianópolis, contou com a presença do presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Junior Kunz; do diretor de Defesa Agropecuária, Diego Rodrigo Torres Severo; Jader Nones, do gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp); do responsável pelo Programa de Controle de Trânsito Animal, Marcos Vinícius de Oliveira Neves; de dirigentes da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SEAPDR).

Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa)
Criado em 2000, o Fonesa é formado por entidades de defesa agropecuária de todo o país, entre elas a Cidasc. Tem como principal objetivo promover a permanente articulação entre os órgãos, visando o desenvolvimento harmônico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e vegetal.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
Ouvidoria: 0800 644 8500