Foto: Departamento Regional da Cidasc de Lages

Nesta terça-feira (29/11), 70 estudantes da Escola Itinerante Professora Ana Maria Rodrigues Coelho, em Correia Pinto, receberam o certificado do projeto Sanitarista Junior. A formatura foi realizada no salão da Igreja da comunidade de Correia Pinto Velho e contou com apresentação musical das crianças. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Correia Pinto, através da secretária Franciele Gomes Mesquita Espeche; da prefeitura municipal, da diretora da escola; Nilce Chaves de Souza; e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que leva para escolas ações de consciência ambiental, defesa agropecuária, e permite assim, que os alunos desenvolvam valores e competências fundamentais para o exercício da cidadania.

É a primeira vez que a escola recebe o projeto. A programação teve encontros ministrados pela médica veterinária, Cláudia Regina Appio Duarte e pela engenheira agrônoma Roberta Duarte Ávila Vieira, do Departamento Regional da Cidasc de Lages. E teve ainda o suporte pedagógico das professoras Kely Cristina Barbosa da Silva Monteiro e Waldirene Lacerda Merkle.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Lages

De acordo com a engenheira agrônoma Roberta Duarte Ávila Vieira, “levar o trabalho para dentro das escolas catarinenses é a oportunidade de trabalhar desde o início da formação dos alunos a conscientização sobre a importância do trabalho da companhia”, destaca Roberta.

O objetivo é trabalhar com os alunos no sentido de educar tanto em relação às ações da Cidasc em defesa sanitária animal, quanto na defesa sanitária vegetal para evitar que tenham punições. Sempre no sentido de orientar, para que eles tenham conhecimento das doenças, para impedir que chegue ao plantel, ou se chegar nas propriedades, impedir que ela dissemine para as demais propriedades.   

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Lages

A médica veterinária, Cláudia Regina Appio Duarte relata que durante as aulas era visível a curiosidade despertada. “Essas crianças residem no interior do município e têm contato diário com os temas abordados tanto na área animal, quanto vegetal”, afirma Cláudia.

O programa acontece durante todo o ano. No primeiro momento os alunos participam de palestras na escola com a presença de profissionais de diversas áreas. O cronograma desenvolvido para o programa aborda defesa sanitária animal, doenças dos bovinos, suínos, aves e equinos, sanidade animais aquáticos, inspeção de produtos de origem animal, bem-estar animal, abelhas, defesa sanitária vegetal, produção orgânica de alimentos, meio ambiente e produção agropecuária e saúde humana. E, no final, é feita uma formatura onde os estudantes recebem um certificado de que participaram de todo esse processo.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Lages

O PROJETO SANITARISTA JUNIOR

Alinhado aos preceitos da Lei n.º 9.712, de 20 de novembro de 1998, que define os objetivos da Defesa Agropecuária, e do Decreto n.º 5.741, de 30 de março de 2006, que regulamenta o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), especialmente em seu artigo 39, que dispõe sobre a Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, o Projeto Sanitarista Junior foi implantado pela Cidasc no estado de Santa Catarina em 2015.

O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e foi desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Lages

Por meio de um termo de cooperação técnica entre a Cidasc e as escolas parceiras, o projeto é conduzido ao longo de todo ano letivo, a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, em caráter transversal e multidisciplinar.

As aulas, ministradas pelos profissionais da área técnica da Cidasc, engenheiros agrônomos e médicos veterinários, envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária. O projeto dispõe de material próprio, abordando temas como saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio-ambiente e promoção da saúde humana.

Integrando o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, o Projeto Sanitarista Junior torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.

As crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa agropecuária e passam a disseminar conhecimentos que contribuirão para a melhoria da produção de alimentos seguros e a qualidade de vida no campo.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Lages

Abordar a importância da agropecuária e a prática da produção de alimentos seguros, torna-se, também, estratégia para fortalecer a relação das crianças e jovens com a sucessão familiar das propriedade rurais, minimizando assim o êxodo rural e incentivando a permanência dos jovens no campo.

Em meio urbano, o projeto aborda questões de segurança alimentar e ressalta a importância da manutenção e fomento de uma agropecuária forte, possibilidade de visualização por parte das crianças que não possuem o contato com o meio rural de que comer é um ato agrícola. 

Ao longo destes três anos, o Projeto Sanitarista Junior já capacitou mais de 10 mil crianças, de mais de 100 escolas, em diversos municípios catarinenses.

CONQUISTAS A PARTIR DO PROJETO

Desde o início, o Projeto Sanitarista Junior vem transformando o olhar dos catarinenses acerca da função da Cidasc no estado e da importância da defesa agropecuária para a valorização da produção e para o estabelecimento de relações mais saudáveis entre os indivíduos e o meio ambiente.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
Ouvidoria: 0800 644 8500