Foto: Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas

No dia 30 de novembro, foi realizada a feira agropedagógica na Escola Básica Municipal Achilles Pazda, localizada na localidade do Rio do Pinho, no município de Canoinhas. O evento voltado à comunidade foi organizado pelo professor Marcelo Pereira e teve a participação da equipe da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Estiveram presentes a médica veterinária Carolina Pazda Dambroski e a engenheira agrônoma Maritza Martins Mansani.

A feira apresentou os trabalhos realizados pelos alunos da instituição, com destaque para os alunos formados no Sanitarista Júnior, projeto criado pela Cidasc para levar temas relacionados à defesa agropecuária para as salas de aula. Com atividades lúdicas, os estudantes catarinenses adquirem conhecimentos sobre a defesa sanitária vegetal e animal e se tornam cidadãos mais conscientes e preocupados com o meio ambiente e a qualidade de vida. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas

O projeto cresceu ao longo dos anos pela boa repercussão que teve no ambiente escolar.  “Para os alunos, é de fundamental importância para a valorização das atividades agropecuárias e a permanência do jovem no campo. Eles podem desde cedo ajudar a comunidade onde moram” afirma o professor Marcelo Pereira.

Na feira da escola Achilles Pazda, cada aluno ficou responsável por apresentar os temas estudados durante as aulas do Sanitarista Júnior, dentre eles o Manejo Integrado de Pragas (MIP), cuidados com a aplicação e manipulação de agrotóxicos, doenças dos animais e a inspeção de produtos de origem animal. Os alunos demonstraram muita organização e criatividade na exposição, fazendo uso de maquetes e outros materiais de apoio para ilustrar o que estavam mostrando. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas

O evento também contou com a participação do projeto Solo na Escola, desenvolvido por alunos do curso superior em Agronomia, participantes do programa Sanitarista Acadêmico. O projeto, idealizado pelo professor e doutor em solos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Jefferson Schick, busca conscientizar o público sobre a importância dos solos e como manejá-los corretamente. 

Este projeto realiza atividades em conjunto com as atividades desenvolvidas no Departamento Regional de Canoinhas. Maritza Martins Mansani, engenheira agrônoma e coordenadora do Projeto Sanitarista Júnior da Regional de Canoinhas, destaca o quão positivo foi aproximar dois projetos de educação sanitária desenvolvidos pela Cidasc. Somar o Sanitarista Júnior e o Sanitarista Acadêmico permitiu viabilizar duas bolsas de estudos junto ao IFSC e explorar ainda mais o caráter multidisciplinar dos projetos. Esta integração traz resultados fantásticos na educação sanitária e promove o fortalecimento do setor agropecuário catarinense.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom