Com o objetivo de proteger o seu plantel avícola, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) lançou um vídeo sobre Influenza Aviária com orientações sobre os cuidados necessários, para garantir a sanidade dos animais no aviário catarinense. A iniciativa é mais uma ação da companhia para reforçar as medidas de vigilância em Santa Catarina.

A doença nunca foi registrada no Brasil, mas focos foram confirmados nos países vizinhos Colômbia, Peru, Equador e Venezuela. Também chamada de gripe aviária, pode atingir diversas espécies de animais, assim como aves silvestres ou de produção, com potencial de enormes perdas para a avicultura e risco de contágio para quem tiver contato com os animais. 

Vídeo Influenza Aviária da Cidasc

A médica veterinária Carolina Damo, coordenadora do Programa de Sanidade Avícola da Cidasc, apresentou em reunião do Comitê Estadual de Sanidade Avícola de SC (Cesavi), realizada essa semana, sobre as ações que já são executadas pela companhia e outras previstas para os próximos dias.

O monitoramento de casos suspeitos é realizado continuamente e das 127 notificações de suspeita de influenza aviária recebidas este ano, todas foram descartadas. Também, no decorrer deste ano foram realizadas fiscalizações em propriedades e em estabelecimentos comerciais com vistas a biossegurança dos locais.

Outra ação em curso é o monitoramento de aves migratórias, com a colheita de material para análise em laboratório. A Cidasc já vem se articulando com outras entidades há alguns meses, principalmente ambientais, para tornar a prevenção mais efetiva.

Nos meses de outubro e novembro, profissionais da Cidasc se envolveram em reuniões com os órgão ambientais atuantes no estado, e com profissionais dos centros de triagem de animais silvestres, da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, e ONGs envolvidas com a captura de animais silvestres e aquáticos, para falar sobre vigilância passiva – ou seja, a notificação de casos suspeitos de doenças nestes animais.

Vídeo Influenza Aviária:
Santa Catarina está empenhada em proteger o seu plantel avícola. Clique e saiba quais os cuidados são necessários, para garantir a sanidade dos animais no aviário.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom