A equipe de reportagem do programa Balanço Geral SC-Oeste, da NDTV, desta terça-feira (06/12), acompanhou a última aula do Projeto Sanitarista Junior, em uma escola do município de Sul Brasil. O projeto da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) trabalha na importância da prevenção, segurança e sanidade de rebanho nas propriedades rurais.
Clique e confira a matéria do jornalista Diego Antunes e Sélio Gasparetto.
Os alunos, filhos de produtores rurais, e certificados pela Cidasc, serão agora multiplicadores de sanidade em suas propriedades e com a comunidade. O programa acontece durante todo o ano. No primeiro momento os alunos participam de palestras na escola com a presença de profissionais de diversas áreas.
O cronograma desenvolvido para o programa aborda defesa sanitária animal, doenças dos bovinos, suínos, aves e equinos, sanidade animais aquáticos, inspeção de produtos de origem animal, bem-estar animal, abelhas, defesa sanitária vegetal, produção orgânica de alimentos, meio ambiente e produção agropecuária e saúde humana. E, no final, é feita uma formatura onde os estudantes recebem um certificado de que participaram de todo esse processo.
O PROJETO SANITARISTA JUNIOR
Alinhado aos preceitos da Lei n.º 9.712, de 20 de novembro de 1998, que define os objetivos da Defesa Agropecuária, e do Decreto n.º 5.741, de 30 de março de 2006, que regulamenta o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), especialmente em seu artigo 39, que dispõe sobre a Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, o Projeto Sanitarista Junior foi implantado pela Cidasc no estado de Santa Catarina em 2015.
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e foi desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda.
Por meio de um termo de cooperação técnica entre a Cidasc e as escolas parceiras, o projeto é conduzido ao longo de todo ano letivo, a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, em caráter transversal e multidisciplinar.
As aulas, ministradas pelos profissionais da área técnica da Cidasc, engenheiros agrônomos e médicos veterinários, envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária. O projeto dispõe de material próprio, abordando temas como saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio-ambiente e promoção da saúde humana.
Integrando o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, o Projeto Sanitarista Junior torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.
As crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa agropecuária e passam a disseminar conhecimentos que contribuirão para a melhoria da produção de alimentos seguros e a qualidade de vida no campo.
Abordar a importância da agropecuária e a prática da produção de alimentos seguros, torna-se, também, estratégia para fortalecer a relação das crianças e jovens com a sucessão familiar das propriedade rurais, minimizando assim o êxodo rural e incentivando a permanência dos jovens no campo.
Em meio urbano, o projeto aborda questões de segurança alimentar e ressalta a importância da manutenção e fomento de uma agropecuária forte, possibilidade de visualização por parte das crianças que não possuem o contato com o meio rural de que comer é um ato agrícola.
Ao longo destes três anos, o Projeto Sanitarista Junior já capacitou mais de 10 mil crianças, de mais de 100 escolas, em diversos municípios catarinenses.
CONQUISTAS A PARTIR DO PROJETO
Desde o início, o Projeto Sanitarista Junior vem transformando o olhar dos catarinenses acerca da função da Cidasc no estado e da importância da defesa agropecuária para a valorização da produção e para o estabelecimento de relações mais saudáveis entre os indivíduos e o meio ambiente.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
Ouvidoria: 0800 644 8500