Foto: Denise De Rocchi (ASCOM/Cidasc)

Uma placa designando como “Antonio Plinio de Castro Silva” o prédio sede da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) foi descerrada  nesta quinta-feira, em Florianópolis. A homenagem ao ex-presidente, falecido no exercício do cargo em janeiro deste ano, foi proposta pelo deputado estadual Altair Silva e transformada na Lei n.º 18.506, de 30 de agosto de 2022, sancionada pelo governador Carlos Moisés da Silva. Além da placa, uma muda de cedro foi plantada próximo à placa da homenagem, em referência a São José do Cedro, município no qual Plinio de Castro desenvolveu boa parte de sua trajetória pessoal e política.

Foto: Jaqueline Vanolli (ASCOM/Cidasc)

O ato solene foi acompanhado por toda a diretoria da Cidasc; pela esposa do presidente, Zaíra da Silva Câmara Castro, e por um dos filhos do casal, Hermógenes Antonio Câmara de Castro; pelo diretor de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Leo Teobaldo Kroth, representando o secretário Ricardo Miotto Ternus; e pelo assessor de gabinete da mesma secretaria, Adriano Rotta, representando o deputado estadual Altair Silva, autor da proposta de homenagem. Também compôs a tribuna de honra do deputado estadual Silvio Dreveck. 

Foto: Denise De Rocchi (ASCOM/Cidasc)

Em um discurso muito emocionado, a esposa do homenageado expressou o sentimento de gratidão: “nos sentimos muito honrados, ele foi presidente da companhia por um curto período, mas por onde passou deixou sua marca”, afirmou. Zaíra da Silva Câmara Castro agradeceu nominalmente alguns dos colaboradores da Cidasc que trabalharam diretamente com Plinio de Castro, desde o motorista que o acompanhou nas viagens às regionais até a diretoria e presidência do órgão. 

Lembrou ainda a forma como ele conduzia sua vida pública. “Tivemos o privilégio de conhecer e conviver com este líder, um autêntico político que fez de sua carreira a capacidade de fazer a diferença onde estivesse, mas com ajuda de cada um, nunca sozinho”, enfatizou Zaíra Castro.  

A gratidão da equipe

Foto: Denise De Rocchi (ASCOM/Cidasc)

O presidente da Cidasc, Junior Kunz, lembrou o início da parceria profissional com Plinio de Castro, anterior ao ingresso na companhia. Destacou o caráter de seu antecessor no cargo e o pragmatismo com que tratava as situações que os subordinados lhe apresentavam, um estilo que deixou uma imagem positiva por onde Plinio de Castro passou. 

“Ele era firme, mas tinha um coração muito maior. Dizia que não tinha mágoas, rancor ou ressentimento, que a vida tinha sido muito boa com ele. Tinha divergências partidárias, mas não tinha inimigos. Era recebido e recebia a todos da mesma forma. Como ele sempre dizia: ‘o café é pra todos, para os amigos um pouco mais doce’”, contou Junior Kunz durante o discurso. 

Foto: Jaqueline Vanolli (ASCOM/Cidasc)

O presidente da Cidasc também falou sobre a receptividade que o presidente Plinio e ele próprio encontraram na empresa. “Agradeço a cada colaborador da Cidasc por ter nos acolhido tão bem”, disse o presidente. 

Representando os colaboradores da empresa, o diretor de Desenvolvimento Institucional, Marcos Roberto Pacheco, também destacou as qualidades pessoais do ex-presidente. “Ele nos conquistou, não na base da força, mas com seu trabalho e sua dedicação. Plinio fez com que as pessoas voltassem a ter orgulho desta empresa. Os números são pequenos frente ao que de fato fez por nós: Plinio nos fez ter orgulho do nosso trabalho e acordar com vontade de trabalhar”, afirmou Pacheco. 

O momento final da cerimônia foi a entrega simbólica de veículos. Através de licitação, a Cidasc adquiriu 260 unidades do modelo Mobi e 19 carros do modelo Fiat Strada, renovando a frota e reduzindo as despesas com manutenção dos carros usados para atividades de campo. 

Esta foi uma das licitações cujo edital foi assinado pelo então presidente Plinio de Castro, no final de 2021. Também houve atualização de equipamentos de tecnologia da informação, renovação de mobiliário e a implementação da plataforma Conecta Cidasc, que permite registro de dados coletados nas atividades de campo e sua análise de forma mais ágil e dinâmica. O valor aplicado é o maior já destinado ao serviço de defesa agropecuária na história de Santa Catarina. 

Na solenidade de descerramento da placa de homenagem, o deputado estadual Silvio Dreveck citou outras realizações alcançadas pela Cidasc sob a presidência de Plinio de Castro. “Imaginem o que ele poderia ter feito com mais tempo!”, exclamou o parlamentar.  Entre as conquistas, ele lembrou do aumento no número de agroindústrias catarinenses registradas no Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI), que permite que comercializem produtos de origem animal em todo o Brasil.

Foto: Denise De Rocchi (ASCOM/Cidasc)

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom