
A classificação vegetal é o ato de determinar as qualidades extrínsecas e intrínsecas de um produto vegetal, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, com base em padrões oficiais do Ministério da Agricultura. A Cidasc através da Divisão de Classificação presta o serviço de classificação a produtores e empresas de diversos segmentos dentro da área de produção vegetal, de forma a contribuir com a qualidade destes produtos no Estado de Santa Catarina.
A Cidasc executa esta atividade no Estado desde 1980. A companhia possui mais de dez postos de classificação e conta com profissionais extremamente qualificados para a atividade, sendo referência nacional quando o assunto é classificação.
No ano de 2022, a Divisão Estadual de Classificação classificou mais de 271 mil toneladas de produtos de origem vegetal com padrões oficiais estabelecidos por portarias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Este número representa um crescimento de 12,85% em relação ao ano de 2021. Mais de 40% do volume classificado é de arroz, de diferentes tipos, seguido pelas cargas de cebola e feijão.
A Cidasc mais uma vez firmou contrato com a Afubra (Associação de Fumicultores do Brasil) para acompanhar a comercialização de tabaco curado em folha da safra 2022/2023 nos pontos de comercialização em todo o Estado de Santa Catarina. Na safra de 2021/2022 foram realizados mais 900 atendimentos nos pontos de compra, com mais 7100 produtores atendidos localizados nos seguintes municípios: Araranguá, Sombrio, Pouso Redondo, Rio do Sul, Ituporanga, Lontras, Timbó, Canoinhas, Papanduva, Itaiópolis e Pinhalzinho.
Outro serviço prestado pela Divisão de Classificação é a concessão do Selo de Conformidade Cidasc (SCC). É uma certificação de processo por meio de implantação de Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos (SGSA), que permite às agroindústrias otimizar processos e elevar seu padrão de qualidade.
A Cidasc encerrou 2022 com 17 empresas certificadas e 12 em processo de certificação inseridas no programa, em diversas regiões do estado. As agroindústrias certificadas podem aplicar o Selo de Conformidade Cidasc em seus materiais promocionais e embalagens, para destacar que se diferenciam no mercado pela qualidade.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom