Médicos veterinários em atividade na região de Caçador realizaram um treinamento prático para vigilância de influenza aviária e doença de Newcastle, que são as principais doenças de notificação obrigatória em aves.  Participaram profissionais da Cidasc que atuam nos municípios que compõem o Departamento Regional de Caçador.

A atividade prática de capacitação foi conduzida pela médica veterinária Camile Defiltro Volpato e os participantes exercitaram a colheita de material para exames e necropsia de aves. A profissional que ministrou a atividade atua no setor privado e tem larga experiência no assunto. A Cidasc está promovendo treinamentos deste tipo em todas as regionais, para manter suas equipes atualizadas em situações de emergência sanitária. 

Como parte desta preparação, o Departamento de Defesa Sanitária Animal da Cidasc (DEDSA) desenvolveu também o curso “Vigilância para Influenza Aviária e Doença de Newcastle”, na plataforma ENA virtual.  Tanto a parte teórica, realizada online, quanto a prática, realizada em granjas nas regionais, servem para revisar os procedimentos estabelecidos para vigilância de doenças de notificação obrigatória. 

Devido ao registro de casos de gripe aviária em outros países da América do Sul, a Cidasc tem reforçado medidas preventivas e a orientação aos produtores, para que a doença não seja introduzida aqui. A influenza aviária provoca morte das aves e gera enormes prejuízos aos produtores, um motivo de preocupação em um estado onde a avicultura está entre as principais atividades econômicas. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Ouvidoria: 0800 644 8500