A Secretaria da Agricultura de Santa Catarina emitiu portaria suspendendo por 90 dias a realização de eventos que tenham participação de qualquer tipo de ave no Estado. A medida, já em vigor e publicada no Diário Oficial, foi definida após reunião do Comitê Estadual de Sanidade Avícola e tem como objetivo a prevenção da influenza aviária. 

Ação semelhante foi adotada em outros estados. A medida pode ser prorrogada se as condições epidemiológicas exigirem. A íntegra da portaria SAR nº16/2023 pode ser acessada aqui.

A doença, registrada em países vizinhos, pode contaminar tanto aves silvestres e ornamentais quanto as de produção. A Secretaria da Agricultura e a Cidasc estão reforçando todas as medidas possíveis para que o vírus não se dissemine em solo catarinense, devido ao potencial de prejuízos para a avicultura. 

As aves silvestres são suscetíveis ao vírus da influenza aviária e a transmissão ocorre de animal para animal. Uma das principais recomendações para prevenir a doença neste momento é evitar o contato das aves de criação com aves silvestres, bem o criador não visitar outros estabelecimentos avícolas nem permitir visitas ao seu criadouro. 

Santa Catarina está em alerta contra a Influenza Aviária

Estamos em alerta contra a influenza aviária e todos podem colaborar com a prevenção desta doença, que não tem casos registrados no Brasil.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e os órgãos de defesa sanitária intensificaram as medidas de prevenção da Influenza Aviária, também conhecida como “gripe aviária”, doença que afeta as aves e que não existe no Brasil.

Agora, o trabalho realizado pelos profissionais da Cidasc no Estado está no aumento das ações de vigilância e no reforço das medidas de biosseguridade pelos produtores, para mitigar os riscos de ingresso e disseminação da doença no Estado.

Como ajudar?

A gripe aviária é uma doença de notificação obrigatória e já foi registrada em países vizinhos. A doença tem impacto devastador na avicultura, podendo trazer enormes perdas para o produtor e para Santa Catarina.

Ao encontrar aves silvestres mortas ou doentes, não toque nesses animais! Acione os órgãos competentes!

Caso identifique aves de criação com sintomas de influenza aviária ou se perceber mortandade acima do normal entre estas aves (galinhas, codornas, perus, etc.), entre em contato com a Cidasc pelo 0800 643 9300 (telefone específico para notificação de suspeita ou de ocorrência de doença animal) ou ainda para a Polícia Militar (PM) através do número 190, que fará o devido encaminhamento.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom